Na quarta-feira25 de setembro, às 19h, o Senac vai realizar uma aula show de confeitaria com o Chef Rafael Barros, presidente da Coupe Du Monde de la Pâtisserie – Brasil e essência criativa da Opera Ganache, de São Paulo. As inscrições para o encontro, que acontece na Unidade Riomar, são gratuitas e já podem ser feitas no site. As vagas são limitadas a 80 participantes, preenchidas por ordem de inscrição. 

Além de ser uma forma de promover uma troca de ideias e experiências sobre as principais tendências da confeitaria mundial com um dos mais renomados chefs do País, a aula show também é uma forma de apresentar aos interessados o próximo curso de Confeiteiro (300h), que acontece de 14/10/19 a 03/02/20, no Senac Reference.

Durante as aulas, os alunos vão poder se qualificar, de forma teórica e prática, para atuar em confeitarias, panificadoras, restaurantes, hotéis e buffets, realizando os processos de elaboração, preparo, montagem e apresentação dos produtos da confeitaria. Tudo isso em um ambiente diferenciado, com estrutura completa e moderna para aprendizado de forma individual e em grupo, que simula as estações de trabalho em restaurantes.

Outro curso que será divulgado na ocasião é o de Cozinheiro (500h), que acontece de 25/11/2019 a 27/05/2020, também no Senac Reference. A ideia é qualificar os interessados para atuarem em cozinhas integradas a diversos estabelecimentos, como meios de hospedagem, bares, restaurantes, cozinhas industriais, hospitais, catering, ou em produções de bufês, realizando os processos de elaboração, preparo, montagem e apresentação, incluindo as delícias da confeitaria.

Sobre o chef

Em sua cozinha, montada em 2003, Rafael Barros cria delícias da alta confeitaria utilizando as técnicas adquiridas nos Estados Unidos, onde cursou o Programa de Artes Culinárias no The Art Institute of Fort Lauderdale. A técnica foi aperfeiçoada no Delano, em Miami, e no Hotel Ritz, em Lisboa.

De volta ao Brasil, com a bagagem recheada de prêmios e novidades, o chef fez parte das equipes de inauguração dos hotéis Pestana, em Salvador, e Hyatt, em São Paulo. E para passar adiante o que aprendeu e difundir a alta confeitaria, ele já ministrou cursos em diversas universidades e continua sempre inovando.

Com prêmios como o melhor chocolate de São Paulo (Veja SP 2014/2015) e o prêmio de chef do ano (Veja SP 2014/2015), Rafael Barros passa o comando para Renato Blinder com o objetivo de trazer um frescor para a marca, com um jovem chef e ainda afirma que a Opera Ganache será um celeiro da área de Pâtisserie onde jovens talentosos irão passar pela marca. “A Opera Ganache irá lançar grandes chefs no mercado, existem muitos talentos que precisam de uma oportunidade de mostrar o trabalho”, explica Barros.

Rafael Barros continua como proprietário da marca e possui novos projetos como o da Escola de Formação Profissional, para pessoas que buscam aperfeiçoamento dentro da área de Pâtisserie bem como os iniciantes que almejam ingressar na área.

Serviço: 

Aula show com o com o Chef Rafael Barros

  • Dia: 25 de setembro
  • Horário: 19h
  • Local: Senac Riomar ( Piso L2) – R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu, Fortaleza
  • Inscrições: pelo site https://bit.ly/2kV4BrO
  • Vagas: 80, por ordem de inscrição 
  • Mais informações: (85) 3433.3884 | (85) 992309238