Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Conheça a trajetória por trás da Cacau2you, ateliê de bolos de Walfânia e Ricardo Tavares

30 jul 2018 | Notícias

Por Lucas Magno

A trajetória do ateliê de bolo Cacau2you é recente, mas a marca já se consolidou no mercado. No Instagram, mais de 39 mil seguidores acompanham as criações do cake designer Ricardo Tavares. O empreendimento iniciou em 2011, fruto da parceria de Ricardo com a esposa, Walfrânia.

Fotos: Alex Campelo

Ele tentou duas vezes cursar engenharia. Primeiro, a mecânica. Em seguida, a de produção. Não finalizou nenhum dos cursos. Decidiu, então, se juntar à esposa e juntos decidiram montar a Cacau2you.

A princípio, o empreendimento teria como foco os chocolates. Depois, no entanto, a dupla “se descobriu nos bolos”. “Por não ser um produto padrão percebemos que poderíamos viajar nos sonhos dos clientes. Com o aumento gradativo da demanda, procuramos apoio junto ao Sebrae e SENAC para montarmos nossa cozinha, onde contamos com o apoio de seis profissionais. Fazemos, por mês, em média, 30 bolos personalizados para casamentos, 15 anos entre outros eventos sociais”, contaram, em entrevista ao Galeria MT.

Influência da família

Antes mesmo de o negócio fluir, Walfrânia conta que Ricardo foi influenciado pela irmã, Daniela, a fazer um curso de chocolate, onde ele acabou descobrindo o que queria fazer da vida. “Ele se identificou muito com a criação, mexer com o chocolate, viu que tinha habilidade com arte e aí acabou se envolvendo… Em seguida, ele fez o curso de confeitaria“. Dentre as referências de Ricardo nesse segmento, ele destaca Isabella Suplicy e Nelson Pantano, do “The King Cake”.

Eles explicam que o primeiro passo para desenvolver um bolo é escutar as necessidades do cliente. “Quais são as ideias dele, o que ele espera, o que gostaria… Depois a gente usa a ferramenta de pesquisa e também estudamos a festa. A gente se envolve com o decorador, procurando informações sobre o evento, a pessoa do convite… a gente tem que unir todas as informações e aí, sim, harmonizar. Dentro da expertise do Ricado de cake designer, ele tenta adequar”.

O casal ressalta que é uma responsabilidade grande ser o responsável por criar o bolo de uma ocasião especial, porque quem procura a empresa cria uma expectativa do que vai receber. “Às vezes, é tudo no mundo das ideias. A gente coloca no papel, faz um croqui simplificado, mas muitos detalhes, o acabamento do bolo, é subjetivo. A conversa com o cliente a gente coloca no papel e a mente dele já fica imaginando o que vai receber… E o acabamento ele só vê no dia”.

Além de bolos para aniversário, destaque para os bolos criados para casamentos. No último sábado (28), tivemos a oportunidade de acompanhar Ricardo finalizando um bolo para o casório de Ivna Araripe e Igor Bachá. Destaque para as flores esculpidas de açúcar, que casaram perfeitamente com a decoração desenvolvida por Branca Mourão.

Branca Mourão, Ricardo e Walfânia Tavares

“A harmonia acontece na hora que ele vai montar. As flores estão todas lá feitas e aí o Ricardo vai vendo qual a coloração, os tons que ele deve usar… É muito feeling também. Estudou a festa, sentiu o que o decorador quer e a montagem do que o cliente deseja”.

Trabalhar com bolo é um laboratório entre o desejo, o sonho e a execução”, finalizam.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE