17 jun 2025 | Notícias
De 10 a 21 de novembro, Belém (PA) receberá a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), encontro anual para discutir soluções e apresentar alternativas no enfrentamento global das mudanças climáticas e na promoção do desenvolvimento sustentável. Pensando nisso, a Universidade de Fortaleza (Unifor) preparou o ebook “COP30: Clima, Direito e Mercado em Conflito” reunindo trabalhos científicos que dialogam com os temas a serem discutidos na conferência.
LEIA MAIS >> Consultoras da FASI ministram módulo de pós-graduação na Unifor
Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor recebe inscrições para turmas de 2025.2
O livro representa a culminância de discussões iniciadas durante a 18ª Semana de Meio Ambiente da Unifor, realizada entre 19 e 23 de maio. O evento buscou fomentar as discussões acadêmicas sobre as pautas climáticas e ambientais, bem como situar a comunidade acadêmica sobre práticas sustentáveis dentro e fora da universidade. A obra coletiva também é fruto da parceria da Unifor com Associação de Professores de Direito Ambiental do Brasil (Aprodab), Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (Ibap) e Academia Latino-Americana de Direito Ambiental (Alada) e coletiva reúne artigos científicos de professores da Unifor e de instituições parceiras.
A publicação teve como organizadores a Vice-Reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, professora Adriana Helena Moreira; a professora Gina Pompeu, coordenadora do grupo de pesquisa Relações Econômicas, Políticas, Jurídicas e Ambientais da América Latina (REPJAAL) do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) e do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) da Unifor; a chefe da Divisão de Responsabilidade Social da Unifor, professora Maely Borges; o chefe da Divisão de Arte e Cultura da Unifor, professor Thiago Braga; e a procuradora de Justiça e coordenadora-geral da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil, professora Sheila Pitombeira.
Além dos organizadores, assinam os artigos os professores Mônica Tassigny, João Henrique Viana, Alessandra Siebra, Ana Rita Freitas, Renata Bessa, Karla Patrícia Ferreira, Lisa Naira de Sousa, Nathalie Guerra, Maria Letícia Beinichis, Maria Christina Bessa, Ralciney Barbosa e Marcus Mauricius, bem como pesquisadores de instituições parceiras. O livro contempla textos de docentes dos quatro centros de ciência da Unifor (Direito, Comunicação e Gestão, Saúde e Tecnologia), reforçando que o tema é uma pauta transversal, que precisa ser discutida sob vários aspectos.
A obra coletiva se soma a outras ações de educação ambiental promovidas pela Universidade, com o intuito de levantar reflexões sobre temas como transição energética, justiça ambiental, mudanças climáticas e a construção de cidades inclusivas e sustentáveis, convidando os leitores a pensar o futuro das próximas gerações.
“O livro traz à tona a urgência de repensarmos a relação entre os seres humanos e o planeta, tendo em vista as mudanças climáticas e as crises ambientais que se intensificam. Essa reflexão se faz necessária quando consideramos o papel das cidades inteligentes, capazes de conciliar sustentabilidade e qualidade de vida, por meio da promoção do direito à cidade e do direito à natureza. Cidades que sejam, ao mesmo tempo, conciliadoras e inclusivas, possibilitando reconhecer que o futuro da humanidade está atrelado ao respeito ao meio ambiente e aos direitos dos cidadãos”, afirma Gina Pompeu, uma das organizadoras do ebook.
O livro está disponível para visualização e download através do link.