Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Deborah Secco será rainha do Baile do Copa 2019; saiba detalhes

24 jan 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

Na edição 2019, o tradicional Baile do Copa terá como tema Dolce Carnevale e fará uma homenagem à Itália, país conhecido por sua alegria, clima festivo, romantismo, musicalidade, arte, moda e gastronomia. Promovido pelo hotel Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o evento terá a atriz Deborah Secco no posto de rainha. O Baile do Copa, que já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, será realizado no sábado, dia 2 de março, a partir das 22h.

O Carnaval é uma das datas preferidas de Andréa Natal, diretora-geral do hotel, que considera a festa uma das mais bonitas do mundo. “O Baile do Copa é uma festa aguardada o ano todo e traduz muito bem a energia da data. Todos estão felizes, dançando e se divertindo com fantasias maravilhosas, pensadas exclusivamente para a ocasião”, conta. Para a escolha do tema, ela explica que o Copa sempre busca ser criativo e homenagear uma cultura diferente. “No ano passado falamos das tradições ciganas com o tema Gipsy Folie. Também já tivemos temas relacionados ao Japão, China, África, Espanha e Grécia e, este ano, vamos falar da Itália, país que dispensa qualquer apresentação e que é adorado por pessoas dos quatro cantos do mundo. Vamos presentear turistas e cariocas com uma grande celebração à moda italiana”.

Rainha do Baile

Este ano, a coroa de rainha do Baile do Copa será entregue para a musa Deborah Secco, considerada uma das principais atrizes brasileiras de sua geração. Deborah, que foi uma das protagonistas da novela “Segundo Sol” como a vilã Karola, recebe o título que já pertenceu a personalidades como Isis Valverde, Sabrina Sato, Marina Ruy Barbosa, Luana Piovani, entre outras. 

O responsável por trazer a cultura e as tradições da Itália para os salões do Copa – Golden Room, Nobre e Frontais – será o carnavalesco, cenógrafo e figurinista Mario Borriello, também italiano. Formado em Belas Artes e Desenho Industrial, Mario já trabalhou para diversas escolas de samba como Salgueiro, União da Ilha e Império Serrano. Como carnavalesco, foi campeão do Carnaval de 1993 pelo Salgueiro e ganhou o prêmio “Estandarte de Ouro” na categoria “Melhor Enredo” com o samba “Peguei um Ita no Norte”, mais conhecido como “Explode Coração”.

Mario mergulhou de cabeça em todo o universo italiano para criar a decoração deste ano. “Para esse Baile do Copa, que tem como tema um país com atributos e encantos mil, escolhi fazer uma grande mistura de diferentes regiões, estilos e tradições italianas, para virar um belo Carnaval. As pessoas conhecerão uma Itália como jamais imaginaram”, conta.

Decoração

Logo na chegada, no tapete vermelho, os convidados serão recebidos com uma grande Tarantella, dança típica das regiões do sul da Itália, muito em evidência nos séculos XIV e XV, mas que existe até os dias de hoje. Na galeria de entrada, a região do Piemonte dará as boas-vindas aos presentes, com diversos produtos típicos da região, incluindo itens que vão da moda à gastronomia. Nas escadas, os convidados serão impactados por uma plantação de parreiras e uvas, também tradicionais no Piemonte.

A primeira varanda transportará todos para a época do Renascimento italiano, movimento que marcou o início de um processo de renovação cultural, que se desenvolveu durante os séculos XV e XVI. Florença e Veneza serão os destaques, com muitas pombas brancas e flâmulas ricamente bordadas para a decoração. Haverá ainda um pequeno grupo tocando cançonetas típicas italianas, mas com uma nova roupagem, com um arranjo mais contemporâneo. Ainda na primeira varanda, os convidados irão encontrar um ciclorama com ilustração de Veneza e seus famosos gondoleiros. Ao alto, pombas, estandartes e guirlandas.

A segunda parte da varanda do Copa trará uma visão lúdica, com muitas flores coloridas e personagens do Carnaval tradicional de Veneza (século XVIII) – usando as famosas máscaras venezianas – que irão interagir com os presentes, anunciando a folia e convidando todos para o “Carnaval de Veneza”. Leques trabalhados, com muitos bordados, estarão espalhados no local, sendo as cores predominantes o lilás, branco e dourado. Mais à frente, uma área dedicada ao cinema italiano, com uma visão retrô, fará uma homenagem a grandes nomes que fizeram parte da história cinematográfica italiana, como o ator Vittorio Gassman e as atrizes Virna Lisi e Silvana Mangano. Fitas de cinema estarão espalhadas pelo ambiente, além de luminárias penduradas com nomes dos artistas e diretores, estrelas e cartolas para completar a decoração. A última varanda será transformada em uma verdadeira trattoria napolitana, representando um dos pilares principais do país, que tem a sua gastronomia reconhecida como uma das melhores e mais saborosas do mundo.

Já nos salões frontais, o buffet representará a região de Siracusa, na Sicília, famosa por seu mercado de peixes. Os convidados encontrarão duas gigantescas fontes, aonde serão dispostas diferentes variedades de sobremesas. O salão Nobre representará a moda italiana, trazendo uma visão contemporânea, sendo as cores predominantes o vermelho, laranja e amarelo. O salão se transformará em uma plantação de limões e irá expor seis grandes esculturas de David – umas das mais famosas criadas pelo artista renascentista Michelangelo – que irão carregar adereços do mundo da moda.

Os centros de mesa do salão Nobre serão enormes manequins nas cores da bandeira da Itália, com fitas métricas e outros elementos relacionados à moda. Finalmente, o Golden Room será palco do Carnaval de Veneza, com muitas máscaras e símbolos do Carnaval típico da cidade situada no nordeste da Itália para fazer a decoração, que terá a cor vermelha predominante. Além disso, muitas estrelas, lua e sol estarão espalhados pelo Golden Room.

No farto buffet elaborado pelo chef de banquetes do Copa, Luis Guilherme Cirino, os convidados poderão degustar diferentes opções de pratos frios e saladas, como “Caprese trilogia de tomates”; “Cubos de filé ao molho tonato”; “Cous cous de frutos do mar, pesto siciliano”; “Salada de grão de bico com polvo e vinagrete de salsinha”; “Salada de lula, caponata de legumes” e “Salada de alcachofra grelhada com rúcula e lascas de parmegiano”. Para os pratos quentes, algumas criações do chef são “Namorado em crosta siciliana”; “Galeto à diabola”; “Caramelo de cogumelo trufado ao molho 4 queijos”; “Arancini de arroz siciliano” e “Mini-Batata assada rústica”. Além disso, haverá estação de “arroz primavera no Gran Formaggio” e estação de pizzas, além de sopas, servidas na madrugada. Algumas das sobremesas servidas na noite serão “Tiramisù”; “Panna cotta”; “Torta de maçã com alecrim”; “Torta italiana”; “Suflê de chocolate” e “Gelato de pistache”.

Os preços dos convites variam de R$ 2.100 a R$ 5.786, por pessoa. Os convidados podem optar por vestirem uma luxuosa fantasia ou traje black tie – smoking para os homens e vestido longo de gala para as mulheres.

 

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE