Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Delegação da Noruega visita Fiec para discutir potencialidades do Ceará

25 jun 2018 | Notícias

Por Lucas Magno

Nesta segunda (25), a sede do Sistema Fiec recebeu visita de uma delegação da Noruega, comandada pelo cônsul-geral do país no Brasil, Sissel Steen.

Quem recebeu os executivos foi a presidente do Conselho Temático de Relações Internacionais da Federação, Roseane Medeiros. Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim iniciou o encontro apresentando as potencialidades do Estado em energia eólica e solar aos estrangeiros, na busca de estreitar as já boas relações entre a Noruega e o governo estadual e a indústria cearense, a fim de firmar parcerias estratégicas futuramente.

Além de pesca, aquicultura, petróleo e gás, o setor de energias renováveis é um dos maiores interesses da Noruega no País. O município de Quixeré possui grande investimentos do país europeu, por exemplo. Empresas de geração de energia solar como a Scatec e a Equinor alimentam um projeto que recebeu aporte estimado em U$ 215 milhões. A estimativa é que o complexo possua capacidade de 162 megawatts, com conclusão das obras prevista para dezembro de 2018.

Para se ter uma ideia, a Noruega é um dos principais produtores de petróleo e gás da Europa e um dos maiores produtores e exportadores de salmão do mundo. Ampliou investimentos no Brasil desde 2009 e atualmente é oitavo maior investidor no País.

Integraram a delegação norueguesa o cônsul honorário da Noruega em Fortaleza, Marcos de Castro; o representante da Innovation Norway, Stein-Gunnar Bondevick, da Norwegian Energy Partners, Adhemar Freire; além de executivos da Câmara de Comércio Brasil Noruega e da Export Credit Norway, empresa pública de financiamento de bens de capital e serviços de exportação da Noruega.

A comitiva participou de reunião no Banco do Nordeste, após o encontro na FIEC. A agenda do grupo no Ceará encerra nessa terça-feira (26), com visita ao Porto do Pecém.     

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE