Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Dois educadores brasileiros, de escolas públicas, concorrem a prêmio de melhor professor do mundo

13 dez 2018 | Notícias

Por Lucas Magno

Débora Garofalo, de São Paulo, e Jayse Ferreira, de Pernambuco, são os dois professores que ganharam destaque no Brasil por serem indicados ao prêmio Global Teacher Prize 2019, considerado o Nobel da Educação. Os educadores estão entre os 50 finalistas, dentre 10 mil candidatos de 179 países. Nos critérios de seleção, ambos venceram o Prêmio Professores do Brasil, entregue pelo MEC, lecionam na rede pública de ensino e aplicam um diferencial em suas aulas: vão muito além do conteúdo.

Débora e Jayse dão as ferramentas para os alunos protagonizarem o próprio aprendizado, realizam atividades em parceria com as comunidades que os cercam e incentivam a criatividade. “O conteúdo é secundário. A primeira coisa que faço em sala de aula é descobrir a potencialidade do aluno e trazê-lo para construir comigo seu conhecimento. Na chamada, eu pergunto o que cada um gosta de fazer (cantar, dançar, desenhar, etc..) e anoto ao lado de seus nomes. Em vez de só ver problemas, prefiro trabalhar com as qualidades. Por isso, os alunos são mais participativos e não faltam às aulas”, contou Jayse ao portal Porvir

“Estar entre os 50 finalistas do mundo representa uma luta diária de milhões de professores(as) brasileiros(as) que diariamente transformam suas salas de aulas. Isso aumenta a minha responsabilidade como docente porque sou a primeira professora brasileira a estar entre os finalistas. Ao mesmo tempo, coloca a escola pública em evidência ao mostrar que é possível alcançar excelência e equidade”, assinala Débora, responsável pelo projeto Robótica com Sucata, no qual os alunos retiram uma tonelada de lixo eletrônico das ruas. O resultado do prêmio sairá no dia 24 de março de 2019, no Fórum Global de Educação e Habilidades, em Dubai.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE