Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Dose única: Ceará deve começar a aplicar vacina da Janssen neste fim de semana

24 jun 2021 | Notícias

Por Redação

A Janssen utiliza a tecnologia de vetor viral, um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica. (Foto: Reprodução/Twitter)

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou que o Ceará recebeu, na tarde desta quinta-feira (24), 61 mil doses da vacina Janssen, além de 116.200 doses da CoronaVac. Os lotes, segundo o chefe do Executivo, já estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, da Secretária Estadual de Saúde (Sesa). O Imunizante de dose única é o mais recente aprovado para uso no País e une-se as vacinas da Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca.

LEIA MAIS >> Márcia Travessoni recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19

Camilo Santana inaugura fábrica do Programa Mais Nutrição no Cariri

“Já as 93.600 doses da Pfizer vêm em voo previsto para pousar hoje às 15h40 no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Ainda hoje chegará outro lote da Pfizer. Não vou descansar um minuto até que todos os cearenses sejam vacinados”, escreveu Camilo na rede social. A meta do Ceará é vacinar 100% da população acima de 18 anos até o final de agosto.

Segundo previsão do Governo, o Ceará inicia o uso da vacina da Janssen neste fim de semana. Está prevista uma reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) até amanhã (25) para definir a logística de distribuição do imunizante. As doses serão utilizadas na vacinação geral, sem restrições de grupo ou faixa-etária como as vacinas da Pfizer e AstraZeneca.

As informações foram dadas durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, pelo titular da Sesa, Dr Cabeto, na inauguração da Casa de Cuidados do Ceará. As vacinas chegaram ao Ceará na manhã de hoje e serão destinadas ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).

Como funciona a vacina

O imunizante, conhecido tecnicamente como Ad26.COV2.S, utiliza a tecnologia de vetor viral, um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica. A mesma metodologia, considerada de 3ª geração, é utilizada nos imunizantes Oxford e AstraZeneca – já utilizada no Ceará – e Sputnik V.

100% da população vacinada

O município de Guaramiranga, distante 99,5 km de Fortaleza, deve vacinar 100% da população com a primeira dose até o próximo domingo. De acordo com Dr Cabeto, a cidade está entre os que devem completar esquema de vacinação, uma vez que o município foi pioneiro em começar a vacinação da população de 20 anos ou mais em todo o Estado.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE