
Empresária, comunicadora, filantropa, esposa, mãe, amiga. Cada um dos atributos que definem Márcia Travessoni poderia muito bem descrever o dia a dia de tantas outras mulheres cearenses. Por ser referência e espelho para muitas delas, a publisher do Site MT foi escolhida como uma das dez personalizadas contempladas com o Prêmio RioMar Mulher, entregue quinta-feira (12), no Teatro RioMar Fortaleza.
“Estou em estado de graça. Isso é muito valoroso: mulheres cearenses sendo reconhecidas pelo seu trabalho, pela diferença que fazem na vida das pessoas”, compartilha Márcia. Muito mais que pela premiação, a noite foi marcada pelo encontro de mulheres que andam de mãos dadas na luta por uma sociedade mais igualitária.
LEIA MAIS >> Nossas Conquistas: Márcia Travessoni fala como ressignificou 2019
Márcia Travessoni, Mileide Mihaile e Claudio Torelli participam de talk sobre o poder da imagem

Graça essa alcançada nos detalhes mais singelos (e preciosos) da noite: no abraço apertado dividido com amigas como Marize Castelo Branco, Águeda Muniz e Ana Studart; na troca de afeto com a também homenageada Ana Miranda, que revelou ser leitora assídua de Márcia; e até nas palavras breves de agradecimento compartilhadas com João Carlos Paes Mendonça pouco antes do início da cerimônia.
“Tudo isso a gente recebe com muito amor e carinho”, diz ela, que subiu ao palco para receber o Prêmio RioMar Mulher na categoria de Comunicação vestindo criação de Lino Villaventura, estilista que sempre a acompanhou nos momentos mais marcantes de sua carreira.


Trajetória inspiradora
E que carreira, hein? São 25 anos dedicados à comunicação cearense. Sua trajetória iniciou em 1995, quando fundou a agência de publicidade 333 Comunicação. Em 2001, estreou na TV Diário com o programa M de Moda, o primeiro sobre o tema no Ceará, que ficou no ar durante dez anos, marcando gerações.
No Diário do Nordeste, foi colunista de estilo dos cadernos Zoeira e Eva e na revista Siará, ambos extintos, e atualmente é editora da coluna Gente, dentro do suplemento Verso, e diretora geral da revista Gente. Paralelo a isso, idealizou o MaxiModa, seminário de business, moda e comunicação que chega a sua 13ª edição em 2020.


A filantropia também marcou a vida de Márcia. Desde 2017, ela promove o show beneficente Anjos do Natal, levando música e solidariedade a milhares de famílias cearenses. Na última edição, em 2019, foram arrecadadas mais de quatro mil cestas básicas.

A atuação em diversas áreas é resultado de uma inquietação constante e um compromisso assumido pela comunicadora de impactar vidas a partir de sua verdade. “Esse prêmio é fruto de tudo que a gente constrói. A gente vive para fazer uma história nesse mundo e impactar positivamente a vida das pessoas. Esse é o sentido da vida”, reflete.
Como bem disse a escritora Ana Miranda, que discursou em nome das homenageadas com o Prêmio RioMar Mulher, “estamos aqui para simbolizar todas as heroínas do dia a dia, as mulheres que trabalham em áreas fundamentais para que o Brasil seja digno e para que todos vivam uma vida melhor”.

Veja mais cliques do evento, por Camila Lima e Eri Nunes: