Nesta sexta (3), as companhias aéreas Air France-KLM e Gol promoveram um almoço exclusivo para convidados no Colosso para comemorar o 1º ano de operação do HUB da Air France-KLM e Gol em Fortaleza. Além do governador Camilo Santana, marcaram presença Jean-Marc Pouchol, diretor-geral da Air France-KLM para a América Latina, e Eduardo Bernardes, vice-presidente comercial e marketing da Gol.

Após o momento de confraternização, Jean-Marc Pouchol e Eduardo Bernardes, na companhia do Arialdo Pinto, secretário Estadual de Turismo, participaram de uma coletiva de imprensa no local.

De acordo com Jean-Marc Pouchol, em um 1 ano de operações, o HUB garantiu um aumento, em média, de 35% na taxa de conexões da Air France-KLM em Fortaleza. A porcentagem é superior ao valor registrado na Europa em 10%. No total, Air France-KLM e Gol acumulam 2,5 milhões de viajantes entre voos domésticos e internacionais.

Outro número celebrado pela linha aérea francesa é a da ocupação média dos voos, que atualmente gira em torno de 90%. Sobre o perfil dos passageiros que voam pela Air France, Jean-Marc Pouchol declarou que 60% dos clientes da Air France que vem da Europa para Fortaleza são estrangeiros.

Jean-Marc Pouchol, Camilo Santana, Eduardo Bernardes e César Ribeiro

Questionado sobre o possível aumento de frequências de voos até o final do ano, o executivo preferiu enfatizar que a prioridade atual da Air France é investir no aumento da capacidade de carga das aeronaves. “Vamos passar de 12,5 toneladas de carga por avião para 14 toneladas. Isso será muito importante para as exportações do Ceará”, disse na ocasião.

Incentivo ao Stopover

Arialdo Pinho declarou que o governo tem contribuído com o HUB através de iniciativas que buscam incentivar o turista a permanecer na cidade entre uma conexão e outra. Levando em conta que a Air France oferta stopover de graça para clientes europeus na capital cearense, o Governo do Estado do Ceará desenvolveu um aplicativo de vantagens e descontos para os passageiros desfrutarem a cidade entre uma conexão e outra.

O app já foi aprovado pela Air France. “Vamos entregar o aplicativo funcionando dia 14 em São Paulo, e ele deve começar a operar em 90 dias no máximo no Ceará“, contou Arialdo. Sem dar mais detalhes, ele declarou que hotéis já estão sendo negociados para serem inclusos na ferramenta.

Voos da Gol em Juazeiro

“A Gol vai operar inicialmente 4 operações semanais entre Juazeiro do Norte e Fortaleza e adicionaremos mais uma frequência diária entre Juazeiro de Norte e Guarulhos, com dois voos”, revelou Eduardo Bernardes, vice-presidente comercial e marketing da Gol, durante a coletiva de imprensa.

Até então, a maioria dos voos em Juazeiro do Norte eram feitos através da Avianca, que passa por grave crise financeira e acumula voos cancelados na região. No entanto, não há previsão para o início das operações da Gol na cidade, visto que a companhia aérea aguarda a liberação do Boeing 737 Max para organizar a malha aérea. A aeronave foi suspensa pela Agência Nacional de Aviação Civil, após série de problemas técnicos.

Segundo Arialdo Pinho, voos para Juazeiro do Norte ficarão mais caros a partir de agora, pois a Avianca aplicava um preço de passagem abaixo do mercado. Com a sua saída das operações, o valor será reajustado.

Fotos: Alex Campêlo