Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Encontro Sesc Povos do Mar celebra tradições populares do Ceará

26 set 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

Foi um sucesso o 9º Encontro Sesc Povos do Mar, que aconteceu desde o dia 22, se encerrando nesta quinta-feira (26). Durante cinco dias, cerca de 400 representantes ficaram hospedados no Sesc Iparana Hotel Ecológico. São mestres de cultura, rendeiras, pescadores, indígenas das 14 etnias do Ceará, grupos de tradição que se encontram para apresentar o que apenas os nativos conhecem: a sabedoria de quem tem a vida ligada ao mar.

Neste ano, os produtores de redes artesanais da cidade de Ibaretama mostraram o tear manual de tecelagem. Da mesma cidade, veio o fundador do Museu Tertuliano de Melo, iniciativa que guarda resquícios pré-históricos do Povo Tupi. Da região serrana, participam José Alves Carneiro, mestre da cultura do Ceará, diplomado como Tesouro Vivo por seu conhecimento botânico das espécies na cidade de Pacoti. Os Índios Kanindé, da cidade de Aratuba, vão mostrar a torra e moagem do café orgânico cultivado em seu território.

O evento destaca a cultura vinda das comunidades que vivem e trabalham com o mar

Um dos resultados mais visíveis desse processo é o aumento do número de grupos de tradição participantes do Encontro ou mesmo organizados a partir dele, além de comunidades cujos movimentos de autoidentificação e estruturação também foram impulsionados pelo Povos.

<< VEJA MAS: https://marciatravessoni.com.br/galerias/ednardo-anima-1o-dia-do-encontro-sesc-povos-do-mar/

V Encontro Herança Nativa

Após o encerramento do Povos do Mar, nesta quinta (26), é iniciado o V Encontro Herança Nativa, projeto do Sesc destinado aos povos originários vindos de 35 cidades do Ceará: indígenas, quilombolas, ciganos, sertanejos, povos de terreiro, dentre outros.Todos os anos, jovens e anciãos realizam Oficinas Saberes e Artesanias, guiam vivências, dialogam nos Círculos de Cultura e mostram tradições em apresentações socioculturais abertas ao público no Sesc Iparana Hotel Ecológico.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE