13 fev 2025 | Notícias
Com abertura prevista para o dia 20 de fevereiro, o Espaço Cultural Unifor receberá duas mostras que falam sobre memória, identidade e o poder da arte como narrativa e resistência: ‘Imagens em Trânsito: Memória, Fotografia e Identidade’, da fotógrafa cearense Delfina Rocha, e ‘Um Oceano Dentro de Mim’, da fotógrafa performática e poeta Jane Batista.
LEIA MAIS >> Revista MT: Unifor é a melhor universidade privada do Norte e Nordeste e a sexta do país
Cursos de Moda da Unifor oferecem intercâmbio internacional e preparam alunos para o mercado global
Resultado de mais de oito anos de pesquisa sobre as camadas da memória, do tempo e da identidade, a exposição de Delfina Rocha, ‘Imagens em Trânsito’ reúne obras de séries como Dez Noventa, Pérolas aos Porcos e Lampejos, além de investigações recentes que envolvem diálogos com a inteligência artificial. A mostra ainda traz esboços, anotações, fotografias e instalações que revelam os processos criativos da artista.
“Meu processo criativo tem sido atravessado pela necessidade de descondicionar o olhar das vivências anteriores. Em meu trabalho, combino elementos variados, como fotografias de álbuns de família, arquivos, vídeos e escrita, que se entrelaçam para dar forma às minhas reflexões. O foco das minhas pesquisas é o tempo e o espaço, vinculados ao meu universo particular, onde o tempo deixa de ser linear e os espaços se transformam em territórios de conflito, impermanência e ausência. Ao me deslocar por entre essas questões, recolho fragmentos de memórias e esquecimentos, costurando essas camadas e construindo, assim, minha poética artística”, explica a artista.
Jane Batista, explorando conexões entre identidade, território, memória coletiva e afetos, aprofunda seu olhar autoral em ‘Um Oceano Dentro de Mim’. Piauiense radicada no Ceará, a artista autodidata constrói um relato imagético profundamente vinculado à sua vivência no Titanzinho, região de Fortaleza onde reside.
A câmera do celular se torna sua ferramenta de trabalho, criando imagens que transcendem o documental e mesclando performance e narrativa visual para questionar as representações hegemônicas.
“Minhas imagens falam sobre valorizar os momentos, as pessoas, a natureza e o lugar onde vivo, estamos sobrevivendo às mudanças e vamos continuar sobrevivendo. É nesse espaço, com minhas raízes, meu filho e as alegrias simples do dia a dia, que encontro força para continuar sonhando. Vejo as crianças brincando felizes na beira da praia, sem se preocupar com o amanhã, e a alegria dos pescadores, que após um árduo trabalho, celebram uma rede cheia de peixe. Essa é a beleza da vida, que se manifesta em pequenos gestos e momentos que, embora passageiros, nos conectam à força de nossa existência. Que possamos nos olhar com mais afeto”, diz.
Os processos curatoriais foram conduzidos por Alexandre Sequeira (‘Imagens em Trânsito’) e Aldonso Palácio (‘Um Oceano Dentro de Mim’), promovendo uma experiência imersiva e cuidadosamente elaborada.
No dia 25 de fevereiro, o público terá a oportunidade de participar de uma palestra com os artistas e curadores, às 9h30, no Núcleo Diálogos do Espaço Cultural Unifor. A audiência poderá conhecer mais sobre os processos criativos e o significado das obras apresentadas diretamente com quem as produziu e elaborou a curadoria da exposição.
Trajetórias Artísticas Unifor: Delfina Rocha – “Imagens em Trânsito: Memória, Fotografia e Identidade” e Jane Batista – “Um Oceano Dentro de Mim”
Local: Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz, Fortaleza-CE)
Abertura: 20 de fevereiro de 2025, 19h
Palestra com artistas e curadores: 25 de fevereiro, 9h30, Núcleo Diálogos (piso superior do Espaço Cultural Unifor)
Exibição: 21 de fevereiro a 29 de junho de 2025
Visitação gratuita: de terças a sextas, 9h às 19h; sábados e domingos, 12h às 18h