Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Estudo revela que 58% das empresas cearenses utilizam tecnologias digitais

9 jul 2018 | Notícias

Por Lucas Magno

Em um mundo cada vez mais competitivo, estar integrado ao mundo digital pode ser crucial tanto para a sobrevivência como para a expansão de uma empresa. De acordo com estudo divulgado pelo Núcleo de Economia e Estratégia do Sistema Fiec, as tecnologias digitais estão presentes em mais da metade das empresas cearenses.

Só em 2018, 58% delas possuem pelo menos uma das 15 tecnologias digitais consideradas na pesquisa, enquanto 42% não utilizam nenhuma.

O aumento da inserção de empresas no universo digital, porém, tem sido lento. Entre 2016 e 2018, houve um crescimento de apenas 2% (de 56% para 58%). Em todo o País, segundo sondagem feita pela Confederação Nacional da Indústria com empresas de grande porte, 73% delas fazem uso de ao menos uma das tecnologias presentes na pesquisa. Quando se fala em empresas de grande porte no Ceará, o percentual sobe de 58% para 71%.

Entre as tecnologias implementadas no ambiente empresarial, o destaque vai para o crescimento no uso de “Simulações/análise de modelos virtuais” e “Utilização de serviços em nuvem associados ao produto”, entre 2016 e 2018. As tecnologias mais utilizadas são aquelas referentes a “Projetos de manufatura por computador CAD/CAM” (32%), “Automação digital com sensores para controle de processo” (31%), “Automação digital com sensores com identificação de produtos e condições operacionais, linhas flexíveis” (27%) e “Sistemas integrados de engenharia para desenvolvimento e manufatura de produtos” (27%).

Já o uso de ferramentas digitais mais avançadas, como Big Data, Robótica Avançada, Manufatura Aditiva e Sistemas Inteligentes de Gestão, segue baixo.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE