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Fernanda Paiva, gerente de marketing da Natura, participa do MaxiModa 2018 e relata trajetória bem sucedida do projeto “Natura Musical”

14 ago 2018 | Notícias

Por Lucas Magno

Fernanda Paiva é mais uma das palestrantes que participa desta edição do MaxiModa 2018, que acontece no dia 30 de agosto no Teatro do shopping RioMar Fortaleza. Gerente de marketing da Natura, ao Galeria MT, ela contou que irá compartilhar durante o seminário a trajetória bem sucedida do projeto “Natura Musical“.

“Pretendo contar um pouco essa trajetória, inspirar a partir de alguns aprendizados que a gente teve sobre mudança de posicionamento, mudança da estratégia de atuação e que conseguiram alavancar os resultados e o impacto do ‘Natura Musical‘ nesses últimos anos. Vou contar um pouco o que foi esse relançamento do projeto e como a gente ganhou maior relevância no mercado da música e também para o consumidor final, o que faz bastante sentido enquanto uma  experiência pra inspirar outros setores de economia criativa, como moda, design, etc”.

A executiva contou ainda que o projeto nasceu em 2005. “Na época existia uma discussão a respeito do que a gente deveria dar de direcionamento para as leis de incentivo que a Natura tinha disponibilidade. A Natura entendeu que aquela era uma verba de impostos, que tinha que ter uma destinação de interesse público, que deveria ter uma visão de longo prazo, de impacto, assim como políticas públicas de incentivo a cultura, e por isso que surgiram os editais como uma forma de democratizar esse acesso. Quando surgiu o ‘Natura Musical’, foi um pouco direcionado a partir desse olhar sobre as leis de incetivo. Ele foi crescendo ao longo do tempo, quando a Natura foi entendendo que tinha na mão, não apenas um mecanismo de direcionar esse recurso e gerar um impacto positivo na cultura, mas também de começar a trazer retorno de marca com ferramentas que gerariam visibilidade, engajamento de consumidor”.

Fernanda Paiva é gerente de marketing da Natura Fotos: Divulgação

Ela ainda relata que chegou na empresa em 2008. “Quando eu cheguei, logo a gente começou essa discussão sobre outras plataformas, outras ferramentas de comunicação… então em 2009/2010 a gente lançou o portal ‘Natura Musical’, as redes sociais, a rádio ‘Natura Musical’… Em 2011, a gente começou a lançar os festivais também como ferramenta de engajamento. Algumas transformações do ‘Natura Musical’ começaram a acompanhar um pouco dessa evolução da ambição da marca sobre o programa, não só pra gerar impacto positivo na cultura, mas para começar a trazer impacto para a marca”. 

Por fim, relata sua experiência no South by Southwest deste ano, nos Estados Unidos. A gerente de marketing tinha participado em 2017 do evento como ouvinte, e esse ano retornou como integrante de um painel ao lado de executivos do canal HBO e da Louis Vuitton. A Natura também foi representada no seminário pela Andrea Álvarez, vice-presidente de Marketing Inovação e Sustentabilidade.

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“No final de 2017 surgiu um convite da agência Lynx, que faz parte da Holding Club, um grupo de agências de comunicação, liderada pelo Victor Oliva. Eles tinham feito uma parceira com o South by Southwest para levar um grupo de empresas brasileiras que traduzissem o que é a visão de inovação e de futuro do Brasil pra apresentar nos EUA. Eles fizeram o convite pra gente fazer parte do movimento ‘Brazil Inspires the Future’. A gente topou e levou a Natura pra inspirar com seus modelos de negócio. A Andréa contou sobre os modelos de produção que a Natura tem na Amazônia. Levamos ainda a Ivoneide do Vale, uma consultora Natura que criou o primeiro banco comunitário da Amazônia. Foi muito interessante que lá, enquanto muitos palestrantes estavam discutindo o que era blockchain, a Ivoneide já tinha criado esse moeda social no banco Tupinambá há mais de 10 anos. Fui convidada de um painel que discutia design de experiência. Participei para contar como o projeto ‘Natura Musical’ se transformou nessa plataforma de experiência de marca. Foi muito rico porque realmente é um jeito muito único da gente usar a música para fortalecer atributos, propósitos, visão de marca e usar como plataforma de engajamento do consumidor”.

Além de Fernanda, participam este ano do MaxiModa 2018 Maria Prata, apresentadora do programa Mundo SA/; Daniel Cunha, CEo da basico.com; Lilian Pacce, editora de moda e Eva Farah, que faz parte do time da consultoria WGSN. Confira todas as informações sobre o evento clicando aqui.

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