Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Festival online promove encontro com fotógrafos experimentais

20 abr 2021 | Notícias

Por Redação

Aline Motta – Outros, Fundamentos #1 2017-2019. (Foto: Aline Motta)

Entre os dias 25 a 30 de abril, o Efêmero Festival, um festival de fotografia experimental com abrangência nacional, e com sede em Fortaleza, promove sua primeira edição. O encontro inteiramente online e gratuito movimentará exposições, intervenções urbanas, ciclos de diálogos, oficinas, residência artística e feira virtual de publicações.  

LEIA MAIS >> Gentil Barreira resgata a memória de Fortaleza por meio do olhar fotográfico

Farm lança primeira linha de louças e aposta em estampas coloridas para decoração

De acordo com um dos organizadores do evento, Igor Cavalcante, a fotografia experimental é uma oposição a fotografia que vemos no dia a dia presente em jornais e nas redes sociais. “A maioria das fotografias que a gente vê é baseada no instantâneo, ou seja, aquela fotografia que é capturada instantaneamente em um tempo bem curto”, explica. Nessa perspectiva, as outras formas de fotografia, inclusive, a experimental, passam por outros processos, mais longos. 

“Pode ser uma exposição maior, pode ser processos históricos feitos com químicos manualmente. Ou, ainda,  fotos instantâneas, que você fez com o próprio celular e resolveu corromper para gerar novas imagens, e tem também as colagens”, aponta. A fotografia experimental, avalia, abrange tudo isso e foge ao padrão da fotografia que vemos no dia a dia. 

Célio Celestino, A Grande Conjunção. (Foto: Célio Celestino)

A fim de criar novas experiências, formas e novos olhares sobre como pensar a fotografia, é que surgiu o efêmero, diz. “É importante esse contato com outros experimentadores do Brasil inteiro, porque temos contatos diversos e bebemos de outros métodos e processos, tanto da fotografia quanto dos conteúdos”. 

Programação

Durante os dias de evento, o Efêmero celebra a fotografia enquanto experimentação, oferecendo um arco de atividades gratuitas e online, que abraça uma grande diversidade de olhares e temas. 

Mauricio Sapata, Caos 3. (Foto: Mauricio Sapata)

A programação inclui as exposições “Mnemomáquina”, “Lambe-Lume” e “Acender das Luzes”; intervenções urbanas em video mapping, lambe-lambe e demais suportes e instalações; ciclos de conversas, divididos em três faixas; um percurso formativo que se multiplica em seis oficinas; duas residências artísticas; uma feira virtual de publicações independentes e muito mais.

Serviço

Efêmero – Festival de Fotografia Experimental

De 25 a 30 de abril

Vejo no canal do Youtube da Escola Porto Iracema das Artes

Mais informações em www.efemero.art.br

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE