6 jun 2025 | Notícias
Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Observatório da Indústria e a Fortescue assinaram o Termo Aditivo do Acordo de Cooperação para uma Transição Energética Justa na última quinta-feira (05), em reunião no Conselho da Federação. A parceria tem como objetivo avançar com o planejamento estratégico para promover a transição para energia limpa de forma justa no território do Pecém.
LEIA MAIS >> Indústria cearense já gerou mais de 7 mil novos empregos formais em 2025
Ricardo Cavalcante participa da celebração do Dia da Indústria em Brasília
A iniciativa busca alinhar o Projeto de Hidrogênio Verde da mineradora australiana com o compromisso da FIEC com o desenvolvimento sustentável da indústria cearense, contribuindo de forma positiva com as comunidades da região. A parceria prevê não só a geração de empregos locais, como também a implementação do Programa de Educação em Energias Verdes com o objetivo de fomentar a educação ambiental e a formação em tecnologias direcionadas à transição energética no estado.
O programa foi lançado no Centro de Excelência para a Transição Energética Jurandir Picanço no SENAI Barra do Ceará e deverá ser implantado nas demais unidades da rede SESI e SENAI do Ceará posteriormente. O material inclui uma série de 10 vídeos educativos sobre mudanças climáticas, energias renováveis, hidrogênio verde e amônia verde, acompanhados por um manual do aluno e um guia para professores. Como parte do acordo, a FIEC passará a utilizar os materiais nas aulas das turmas de Energias Renováveis do SESI e do SENAI, beneficiando diretamente 80 alunos do 6º e 7º anos, com idades médias de 12-13 anos, além de envolver docentes e bibliotecários das instituições.