Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Fotógrafa Sheila Oliveira lança livro sobre educação indígena e quilombola no Ceará

4 mar 2024 | Notícias

Por Redação

Lançamento do livro “Saberes e Fazeres – Um olhar para educação Indígena e Quilombola no Ceará” acontece no dia 14 de março, na Biblioteca Estadual do Ceará (Bece)

Obra da fotógrafa Sheila Olieveira vai ser disponibilizada no formato impresso e digital (Foto: Arquivo pessoal)

A fotógrafa Sheila Oliveira vai lançar, no dia 14 de março, o livro “Saberes e Fazeres – Um olhar para educação Indígena e Quilombola no Ceará”, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). A obra conta com coordenação editorial de Patrícia Veloso e projeto gráfico de Majoí Ainá Vogel e Carlos Enrique Tapella, além de textos de Cláudia Leitão e Rona Hanning.

LEIA MAIS >> CasaCor Ceará 2024 será realizada de 17 de setembro a 3 de novembro em Fortaleza

O projeto consiste em uma documentação das práticas pedagógicas e relações sociais e culturais vivenciadas em 14 escolas em comunidades indígenas e quilombolas no Ceará, de forma a reunir experiências educacionais com propostas e diretrizes diferenciadas, que assumem um importante papel na valorização e preservação de memórias, saberes e reafirmação das identidades étnicas.

O livro, que consiste em um projeto iconográfico, foi iniciado em 2022 com os registros de Sheila nas escolas de comunidades indígenas e quilombolas, sob curadoria e auxílio da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-Ce) e de Rona. O exemplar apresenta uma narrativa visual entrelaçada entre ancestralidade e educação, contada a partir do ponto de vista dos líderes das comunidades visitadas.

Rona, que é educadora, desenhou a narrativa visual do livro levando em consideração as vivências, o desejo e o olhar sensível e autoral de Sheila. A obra vai ser disponibilizada no formato impresso e digital, com doação de 10% dos exemplares da publicação, junto à versão digital, para as escolas que participaram da iniciativa e as instituições culturais do Ceará.

Trabalho de fotógrafa para o livro “Saberes e Fazeres – Um olhar para educação Indígena e Quilombola no Ceará” (Foto: Arquivo pessoal)

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE