Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Fundação Edson Queiroz promove novo encontro poderoso com a arte global

16 mar 2018 | Notícias

Por Lucas Magno

De Vik Muniz a Adriana Varejão. De Sérvulo Esmeraldo a Efrain Almeida. De Tarsila do Amaral a Hélio Oiticica. O acervo de arte da Fundação Edson Queiroz é absolutamente arrebatador, tamanha sua importância. O que foi construído durante tantos anos se equipara a grandes instituições do eixo Rio-são Paulo. Agora é a oportunidade de apreciar tudo de perto. Em comemoração aos 45 anos da Universidade de Fortaleza, a Fundação inaugura no próximo dia 20 de março a exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”, um panorama fantástico reunindo 250 obras, abrangendo um arco temporal que se estende entre os séculos XVI e XXI. São trabalhos dos principais artistas nacionais e também de estrangeiros que retrataram muito bem nosso País.

Cândido Portinari pintou “Descobrimento do Brasil” em 1954

A exposição toma como ponto de partida o livro Americae Tertia Pars, do livreiro belga Theodore de Bry. Publicado na Europa em 1592, a obra baseia-se em relatos de viagens realizadas por europeus no Brasil. De modo cronológico e didático, a mostra percorre todos os movimentos da arte brasileira, chegando por fim à contemporaneidade. Lenise Queiroz Rocha, Presidente da Fundacão Edson Queiroz é só orgulho desse momento. “Essa transfiguração da Arte em História é algo especial, que a Fundação Edson Queiroz pensou para, mais uma vez, presentear seu público em um ano tão importante para nós”, revela.

“Vista do Recife e seu porto”, de Gillis Peeters (1639)

Quem assina a minuciosa curadoria é Denise Mattar, que quebra barreiras artísticas e surpreende o circuito com essa mostra. “Ser universal sem se perder de suas origens é um grande desafio”, confessa a curadora. “Da Terra Brasilis à Aldeia Global – Coleção Fundação Edson Queiroz” passeia pela arte brasileira em 9 módulos e fica aberta de 20 de março de 2018 a 24 de março de 2019, no Espaço Cultural Unifor.

Acrílica sobre tela de Beatriz Milhazes

LEIA TAMBÉM: A Arte Brasileira invade a capital italiana | Fundação Edson Queiroz inaugura expo em Roma

Serviço
Exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global – Coleção Fundação Edson Queiroz”
De 20 de março de 2018 a 24 de março de 2019
Visitação de terça a sexta-feira, de 9h às 19h e aos sábados e domingos, de 10h às 18h
Local: Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz. Fortaleza, CE)
Acesso gratuito
Mais informações: (85) 3477.3319 | [email protected]

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE