4 nov 2024 | Notícias
Em Fortaleza, a Galeria Multiarte inaugura no dia 12 de novembro a exposição “Gonçalo Ivo – Zeitgeist“, acompanhada pelo lançamento do livro homônimo que celebra a trajetória do artista. Com curadoria de Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho, presidente do Conselho do Museu de Arte do Rio e amigo de longa data de Ivo, a exposição reúne 56 obras inéditas criadas nos últimos cinco anos, distribuídas em séries que exploram o “espírito do tempo” — tradução do termo “Zeitgeist”.
LEIA MAIS >> Confira a programação cultural de Fortaleza em novembro
Halloween em Fortaleza: veja lista de festas temáticas
Os trabalhos expostos incluem pinturas em têmpera, óleo, aquarela e composições sobre madeira, que fazem parte das séries “Le jeu des perles de verre“, “Cosmogonias” e “L’inventaire des pierres solitaires“. Segundo Chrysostomo, o conceito central das obras é o diálogo com o tempo, tratado com intensidade e uma linguagem única que revela o domínio técnico de Gonçalo Ivo, considerado um dos maiores coloristas do Brasil.
Durante a exposição, os visitantes poderão explorar os significados por trás das três séries principais de Ivo. As “Cosmogonias”, por exemplo, falam de movimento e ciclos perpétuos de cor, representando o universo em constante transformação. Em “Le jeu des perles de verre“, Ivo utiliza transparências e formas que remetem ao movimento de contas de vidro, evocando uma referência ao ábaco. Já a série “L’inventaire des pierres solitaires“, criada intensamente durante o exílio pandêmico, reflete o contato do artista com a natureza e a passagem do tempo, expressa em elementos como seixos arredondados e fragmentos de pedras.
Aspectos do artista assinalados por Luiz Chrysostomo são “a facilidade com que navega e deglute manifestações do românico ao barroco espanhol, de culturas africanas ancestrais ao modernismo europeu”, e que se “confunde com o domínio técnico com quem manipula pigmentos, têmperas e óleos”.
Além das pinturas, a mostra na Multiarte também conta com a exibição do filme “Gonçalo Ivo – uma biografia da cor” (2024), dirigido por Katia Maciel e produzido especialmente para a exposição. Filmado em três dias no ateliê de Ivo em Teresópolis, o documentário explora o processo criativo do artista e o ambiente particular onde ele busca inspiração para suas obras.
Mais um destaque do evento é o lançamento do livro “Gonçalo Ivo – Zeitgeist“, publicado pelas Edições Pinakotheke. Com 328 páginas em português e inglês, a obra traz textos do curador Luiz Chrysostomo, de Max Perlingeiro (diretor da Multiarte), e de personalidades como o poeta Lêdo Ivo e a escritora Nélida Piñon, que fez sua última visita ao ateliê de Ivo em 2022. O livro também apresenta uma extensa cronologia da carreira do artista e uma longa entrevista concedida a Chrysostomo, que percorre os locais em que Ivo trabalhou ao longo dos anos — Madri, Paris e Nova York.
Max Perlingeiro, diretor da Galeria Multiarte, destaca que o público vai se surpreender com a exposição. “Além de trabalhar as cores como ninguém, ele está em constante mutação, como pode ser visto nessas três séries novas”. Ele conta que a ideia do livro e da exposição surgiram ao ver a pintura “Cosmogonia – Melancolia, para Giacomo Leopardi e Francisco de Goya” (2021), na montagem da exposição no Paço Imperial, acompanhado por Luiz Chrysostomo: “Tive a certeza de que iria entrar nesse universo mágico da produção do seu novo livro. E que livro!”.
Na abertura, Gonçalo Ivo e Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho estarão presentes na Galeria Multiarte para uma conversa com o público. O evento é gratuito.
Exposição e lançamento do livro “Gonçalo Ivo – Zeitgeist”