Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Governo institui 2019 como o Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo; confira ações

25 fev 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

Em parceria com o Instituto Sérvulo Esmeraldo, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, realiza, quarta (27), a partir das 19h, a solenidade de abertura do Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo. A programação, que é gratuita e aberta ao público, acontece no Cineteatro São Luiz e homenageia os 90 anos que o artista completaria em 2019.

De acordo com o titular da Secult, Fabiano Piúba, “declarar o ano de 2019 como o Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo não trata-se de uma simples homenagem e sim de um ato justo de reconhecimento a um artista inigualável, que mostrou ao mundo a cultura cearense, projetando o estado internacionalmente, destacando-o na história da arte dos séculos XX e XXI”.

Inclusive, o governador Camilo Santana deseja oficializar o reconhecimento também em forma de lei, e enviará um projeto a ser votado pela Assembleia Legislativa, a fim de reconhecer o ano cultural de Sérvulo Esmeraldo.

Durante o encontro que ocorre nesta quarta, será realizado um cerimonial celebrativo, além de apresentação musical e a exibição do documentário “Sérvulo Esmeraldo: o espaço no infinito”, produzido pelo Cine Group.

Sobre Sérvulo Esmeraldo

Cearense que foi artista pioneiro, desenhista, escultor, ilustrador e inventor reconhecido no Brasil e no exterior, Sérvulo Esmeraldo, o poeta das linhas, faleceu em 2017, aos 88 anos, e deixou um grande legado de técnicas e linguagens culturais.

Desde a primeira exposição realizada no Crato, em 1951, o artista alçou voo na Europa, onde construiu uma sólida carreira na prestigiada Escola de Paris, como gravador e artista cinético. Por Fortaleza, Sérvulo ganhou destaque pelas suas grandes e icônicas esculturas expostas a céu aberto. Ao todo, são mais de 30 obras espalhadas pela cidade.

SERVIÇO
Lançamento do Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo
Dia 27, às 19h
Cineteatro São Luiz
Gratuito

Foto: Gentil Barreira


Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE