A orla de Fortaleza irá receber o Dia de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas neste sábado (21). Promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), a ação faz parte do World Cleanup Day. Os voluntários devem chegar a partir das 7h no ponto de encontro, no calçadão da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata. Haverá café da manhã, credenciamento e entrega de material aos voluntários.

A ação de limpeza na Beira Mar acontece tanto na faixa de areia como na água. Surfistas utilizarão peneiras adaptadas para o recolhimento dos resíduos no mar no trecho entre os dois espigões da Praia de Iracema. Durante a ação, além do recolhimento, o grupo também fará o trabalho de educação ambiental, com blitz usando banners e faixas para a conscientização dos frequentadores sobre a importância do descarte correto e em local adequado dos resíduos. Já no período da tarde, a equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental da SEMA promoverá as ações de limpeza de praia na Praia do Futuro, na barraca Marulho. Você pode conferir a programação completa aqui. 

O projeto

Em 2018, o World Cleanup Day teve a participação de 17 milhões de pessoas, abrangendo 158 países com temperaturas variando de -10oC (no Canadá) a +48oC (no Irã). Os organizadores tiveram que lidar com os efeitos de seis ciclones tropicais e enfrentaram guerras, conflitos e distúrbios. No Brasil, algumas cidades tiveram que adiar a ação devido às fortes chuvas nesse dia. No entanto, esta provou ser a maior ação de limpeza organizada que já ocorreu no planeta em um período de 36 horas e os organizadores esperam uma repetição mais forte este ano.