Entre os dias 3 e 7 de setembro, Guaramiranga irá receber o 26° Festival Nordestino de Teatro (FNT). A programação do evento inclui apresentações de cinco companhias teatrais da região.

O grupo cearense Bagaceira de Teatro apresentará o espetáculo “O Sr. Ventilador” que narra a história de um chefe de escritório com seu principal amigo: o ventilador. Na peça, os objetos ganham vida a partir da manipulação dos atores Yuri Yamamoto e Ricardo Tabosa.

“O Sr. Ventilador” (Foto: Divulgação)

O Palhaços de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, trazem a obra “Abrazo”, inspirada em “O Livro dos Abraços”, de Eduardo Galeno. Os personagens, que moram em um lugar onde é proibido abraçar, narram histórias de encontros, despedidas, opressão, exílio, afeto e liberdade. O interessante é que eles não usam palavra oral, apenas gestos e uma trilha sonora especial.

“Abrazo” (Foto: Divulgação)

Com o espetáculo “Dinamarca”, o grupo Magiluth, de Pernambuco traz ao público a história de alguns amigos que, sentados ao redor de uma mesa, conversam sobre os mais variados assuntos. Afirmam que é um momento hygge, ou seja, mais leve, aconchegante e acolhedora.

“Dinamarca” (Foto: Divulgação)

Os maranhenses da Pequena Companhia de Teatro encenam “Ensaio sobre a memória”, baseada no conto “A Outra Morte” de Jorge Luís Borges. A peça estreou em 2019 e já obteve grandes alcances e ótimas críticas e traz a tona a discussão sobre a memória e o caráter irreversível do passado.

“Ensaio sobre a memória” (Foto: Divulgação)

A quinta companhia é o grupo Vilavox, da Bahia. O espetáculo solo “Medeia Negra” é sobre uma mulher negra que vai contar ao público as dificuldades que enfrenta. Os temas maternidade, amor, racismo, religião serão abordados. Ao longo da encenação, a personagem compartilha suas reflexões sobre passado, presente e futuro junto ao público.

“Medeia Negra” (Foto: Divulgação)

Festival Nordestino de Teatro

Realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com apoio cultural do Governo do Estado do Ceará e apoio institucional da Prefeitura de Guaramiranga. Ao longo de toda a sua história, o FNT tornou-se reconhecido pela valorização da produção nordestina em toda a sua diversidade.