Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Inec promove exposição Jumento Amostrado no RioMar Fortaleza

20 ago 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

O Instituto Nordeste de Cidadania (Inec) promove a exposição Jumento Amostrado, no RioMar Fortaleza. A mostra, uma homenagem ao Nordeste, foi lançada na última segunda (19). As obras estão expostas em diferentes pontos do shopping, como os pisos L1, L2, E1 e E2.

São seis esculturas de jumentos, em tamanho real (1,6m x 1m), desenvolvidas em estrutura de arame e tela, cobertas e moldadas por fibra e vidro. Seis artistas plásticos cearenses e crianças e adolescentes do LABInec, do bairro Bom Jardim, customizaram as peças.

Foto: Taissuke

“A exposição tem como objetivo usar as obras de arte para financiar os projetos do Inec, beneficiando, assim, mais jovens de baixa renda de Fortaleza; e valorizar o jumento, como símbolo da cultura, da história e da paisagem nordestina”, destaca Stélio Gama, presidente do Inec.

Inspiração no Nordeste

As pinturas temáticas remetem a elementos da cultura nordestina e a projetos culturais desenvolvidos pela Instituição. Alguns dos elementos regionais utilizados na produção das obras foram os cangaceiros, o cordel, os desenhos rupestres, as marcas do gado e o grafite urbano.

“Estampamos nas esculturas temas de grande relevância na história do sertão. Essa exposição com os jumentos tem um significado muito importante para o Nordeste. Além de destacar a importância desse animal para o desenvolvimento da região e do Brasil como um todo, queremos lembrar também que ele sofre risco de extinção devido à seca, ao abandono e à matança indiscriminada”, ressalta Ronaldo Cavalcante, que produziu as esculturas e coordena a exposição.

Foto: Taissuke

Os jumentos ficarão expostos no RioMar Fortaleza até o dia 19 de setembro. Ao final do período, as peças serão leiloadas. O valor arrecadado será destinado para os projetos socioambientais desenvolvidos pelo Inec. Um deles é o LABInec, laboratório de inclusão digital e social instalado nos bairros Bom Jardim e Vila União.

Serviço
Exposição Jumento Amostrado
Quando: de 20 de agosto a 19 de setembro, de 10h às 22h
Onde: Shopping RioMar Fortaleza, pisos L1, L2, E1 e E2

Fotos: Taissuke/divulgação

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE