Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Instituto Cultural J. Safra lança livro em homenagem à Fundação Edson Queiroz

17 fev 2022 | Notícias

Por Redação

A cerimônia de lançamento em Fortaleza acontecerá no dia 23 de março, no Espaço Cultural Unifor

Com a curadoria de Denise Mattar, a publicação reúne obras da fundação cearense criada em 1971 pelo industrial Edson Queiroz (Foto: Arquivo MT)

O Instituto Cultural J. Safra homenageia o legado inspirador da Fundação Edson Queiroz no novo livro da coleção “Museus Brasileiros”, que chega a 40ª edição. Com a curadoria de Denise Mattar, a publicação reúne obras da fundação cearense criada em 1971 pelo industrial Edson Queiroz, que promove há cinco décadas o desenvolvimento social, educacional e cultural do Ceará e da região Nordeste. A cerimônia de lançamento em Fortaleza acontecerá no dia 23 de março, no Espaço Cultural Unifor.

LEIA MAIS >> BScash é apresentado ao público em evento com palestra de Zeina Latif

Memorial Edson Queiroz é inaugurado com homenagem emocionante de Igor Queiroz Barroso

O Instituto Cultural J. Safra tem como principal missão contribuir para a conservação e a disseminação do notável patrimônio cultural e artístico do Brasil. A iniciativa é fruto da relação histórica da família Safra com a arte, a cultura e a filantropia.

A 40ª edição da coleção “Museus Brasileiros” homenageia a Fundação Edson Queiroz (Foto: Divulgação/Ares Soares)

Segundo a curadora do livro, Denise Mattar, o convite para trabalhar no projeto foi feito pela Fundação Edson Queiroz, para qual ela já fez algumas exposições como “Da Terra Brasilis a Aldeia Global” e “50 Duetos”. “Esses trabalhos me permitiram conhecer bem o acervo excepcional da Fundação. O recorte curatorial que adotei foi o de colocar em relevo uma característica da coleção, que a diferencia de outras: a abrangência do seu arco temporal que reúne obras do Brasil Holandês a trabalhos contemporâneos”, revela Denise.

De acordo com Denise, o trabalho durou cerca de dois meses, já que ela havia desenvolvido anteriormente uma grande pesquisa sobre a coleção para a realização das exposições citadas. Além disso, a fundação possui um acervo de obras catalogadas e fotografadas.

“A publicação ficou excepcional. A reprodução das obras está primorosa! O Instituto Safra faz uma distribuição abrangente e, assim, o livro coloca ao alcance de muitas Bibliotecas e instituições brasileiras uma completa história da arte no país”,

comenta Denise Mattar.

Coleção

Nos últimos 37 anos, o Instituto publicou 40 volumes que catalogam e valorizam o acervo e as instalações dos principais museus do Brasil. Na época, eram praticamente inexistentes as publicações com este propósito. Por isso, a série “Museus Brasileiros” é considerada inovadora por museólogos, pesquisadores, professores e apreciadores de arte em geral – tendo recebido até mesmo o Grande Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Com mais de 500 mil cópias impressas, a coleção começou com seu primeiro volume dedicado a um dos mais importantes museus da América Latina, o MASP, e abordou instituições como o Museu Nacional UFRJ, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu da Inconfidência, entre outros. Pela segunda vez, a coleção “Museus Brasileiros” contempla uma instituição cearense: em 2012 foi lançado o livro sobre o Museu do Ceará.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE