Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Intenção de consumo em janeiro tem a maior alta desde 2010

28 jan 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo divulgou que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) chegou a 95,9 pontos em janeiro de 2019, registrando alta de 5,1% em relação a dezembro. Esta é considerada a maior alta do índice desde janeiro de 2010, o que indica que as famílias brasileiras estão otimistas em relação à economia. É importante ressaltar, porém, que mesmo com a alta, a qual é tendência desde dezembro, o ICF permanece abaixo de 100 pontos desde maio de 2015, limite considerado de insatisfação.

O ICF apontou que houve variações positivas em todas as suas vertentes, em tópicos como Momento para Duráveis (+11,0%), Perspectiva de Consumo (+5,8%) e Perspectiva Profissional (+5,0%). A percepção em relação ao Nível de Consumo Atual, por exemplo, cresceu 4,4% em relação a dezembro. De acordo com Antonio Everton, economista da CNC, a perspectiva é que a intenção de consulta cresça durante o ano, embora dificilmente repita o índice apresentado em janeiro.

O que explica o otimismo apresentado pelas famílias, segundo a Confederação, são a estabilidade da inflação, o recebimento do 13º salário e as condições favoráveis do mercado de trabalho.

Intenção de consumo por região
Segundo o ICF, a região Centro-Oeste foi a única satisfeita nas intenções de compras, com 100,7 pontos na pesquisa, acima da zona de indiferença (100 pontos). Logo em seguida, vem Sul (99,4) e Nordeste (96,1).

Em termos gerais, o nível atual de satisfação das famílias mostra que elas estão mais satisfeitas que no ano passado. Comparado a 2018, o ICF apresentou aumento de 14,7% graças ao resultado positivo principalmente no Sudeste e no Nordeste.

Para 2019, a CNC prevê o crescimento da economia em 2,6%, acima das apostas do mercado.

Foto: iStock

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE