Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Irmãos Campana expõem na Multiarte; fique por dentro dos detalhes

9 ago 2018 | Notícias

Por Lucas Magno

Conhecidos pelo design arrojado e pela criação de peças inquietantes, os conceituados Irmãos Campana inauguram neste mês uma nova exposição na capital cearense. O local é a Galeria Multiarte, de Max e Bia Perlingeiro, e a data de lançamento oficial é 16 de agosto.

Ao todo, são 33 peças, entre montagens, desenhos, pinturas, fotografias e esculturas. Segundo Max, que é o curador da mostra, “eleger as obras para compor a exposição foi o grande desafio – seriam necessários muitos metros quadrados mais, para abrigar a primeira seleção. Por fim, optamos por um ‘concerto de câmara’, mas não tão silencioso, porque todos os espaços disponíveis da Galeria serão contemplados: do estacionamento ao jardim”.

Peças como as poltronas Vermelha e Favela são marcas registradas dos Campana

Um dos trabalhos mais primorosos da dupla na galeria é permanente. Trata-se de uma fachada que Fernando e Humberto criaram para a Multiarte a partir de um material chamado cobogó. Idealizado por três engenheiros (Amadeu Coimbra, Ernest Boeckmann e Antônio de Góis) que intitularam a peça através das iniciais de seus sobrenomes, o cobogó é feito com três tipos de argila e outros materiais naturais.

Na fachada da Multiarte, ele ganhou a forma de tijolo, cujo desenho interno representa uma mão. O resultado foi uma parede vermelha de cobogós, montada em parceria com a Divina Terra. A ação simboliza um manifesto dos Campana ao desastre ambiental na cidade de Mariana (MG), em apoio a iniciativa coletiva Brado Mariana.

A mostra fica em cartaz de 17 de agosto a 29 de setembro. Visitação de segunda à sexta, das 10h às 19h.

Sobre os Campana
O Estúdio Campana surgiu em 1983, em São Paulo, idealizado pelos irmãos Fernando e Humberto Campana. Reconhecidos pela versatilidade e a atuação em diversas áreas (design de interiores, arquitetura, paisagismo, cenografia, moda e etc.), a dupla hoje possui um acervo vasto de peças, com coleções permanentes em exibição nas mais renomadas instituições culturais do mundo, como o MoMa, em Nova Iorque; Centre Georges Pompidou, em Paris; e o Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Pautado na ideia de transformação, reinvenção e integração do artesanato na produção em massa, o trabalho dos Campana é marcado pela transformações de materiais do dia a dia em obras-primas. Peças simples e com características bem brasileiras fazem parte do imaginativo criativo dos artistas.

Em 2013, os Campana figuraram na Revista Forbes entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes. Em 2014 e 2015, foram considerados pela Wallpaper, respectivamente, na lista dos 100 mais importantes e 200 maiores profissionais do design.

 

Foto: André Klotz e @CasaVogueBrasil

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE