Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

João Candido Portinari lança livro de poemas na Unifor

6 nov 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

O filho único do pintor Candido Portinari, João Candido Portinari, lança na próxima terça-feira (11), às 19h, na Universidade de Fortaleza (Unifor), o livro  “Poemas de Portinari”, em parceria com a Funarte. Além disso, João realiza a palestra “Candido Portinari: Um Homem, Um tempo, Uma Nação”. Aberto ao público, o  evento acontece no Auditório da Biblioteca da Unifor, e faz parte do Projeto Portinari, que completa 40 anos em prol da preservação e disseminação do legado do artista. 

LEIA MAIS >> “A obra de Portinari é vasta como o mar do Ceará”, revela João Portinari, filho do artista

A obra é dividida em três partes: a primeira contempla a alegria do menino no interior paulista; a segunda traz os medos da infância; e a terceira, de cunho social, aborda a revolta que o homem feito sentiu ao se dar conta dos horrores da fome e da miséria; ainda há uma quarta parte extra, Odes, na qual Portinari faz homenagens poéticas.

Capa do livro “Poemas de Portinari” (Foto: divulgação)

Os participantes da palestra poderão conferir três momentos: os aspectos: a vida e obra de célebre pintor, o trabalho do Projeto Portinari e sua mais recente iniciativa, o “Projeto Guerra e Paz”. Os bastidores do processo desenvolvido pela instituição de levantamento, catalogação, pesquisa, disponibilização do amplo acesso à obra e vida do pintor e as novas iniciativas também estarão em pauta no encontro.

Disseminando sobre a vida e obra do seu pai, João Cândido Portinari veio por diversas vezes para Fortaleza. Em julho deste ano ele concedeu uma entrevista para o site MT, na Galeria Multiarte, que apresentava a exposição com 50 obras do pintor, sendo algumas inéditas. 

João Portinari é PhD pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unids. Cursou Matemática no Lycée Louis-Le-Grand e Engenharia na École Nationale Supérieure des Télécommunications, em Paris, onde se formou como Engenheiro de Telecomunicações. Voltou ao Brasil a convite da Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) para fundar o Departamento de Matemática da Pontifícia. Após 13 anos de atividades acadêmicas, concebeu e implantou o Projeto Portinari.

Além do palestra, o professor participa de um bate-papo na terça-feira (12), no Espaço Cultural Unifor, apresentando uma vivência com as crianças da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, mantida pela Fundação Edson Queiroz. O encontro faz parte da exposição Da Terra Brasilis à Aldeia Global, onde receberá professores, alunos e interessados em arte.

Serviço:

“Candido Portinari: Um Homem, Um tempo, Uma Nação”

Palestra com João Candido Portinari e lançamento do livro “Poemas de Portinari”
Dia: 11 de novembro de 2019 (segunda-feira)
Hora: 19h
Local: Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza, campus da Unifor. Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz

Fotos de destaque: divulgação

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE