Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Lira Neto conta bastidores da produção da biografia de Edson Queiroz

9 set 2022 | Notícias

Por Redação

Em entrevista exclusiva ao Site MT, o biógrafo contou que o trabalho o fez se reconectar com a própria cearensidade

O escritor lança a biografia de Edson Queiroz nesta quinta-feira (8), na Biblioteca da Unifor (Foto: Reprodução/Instagram @liraneto)

Por Alice Araújo

Um reencontro com a própria cearensidade – foi assim que o biógrafo, e quatro vezes vencedor do prêmio Jabuti de Literatura, Lira Neto, classificou o processo de escrita do livro sobre a vida do empresário cearense Edson Queiroz, “Edson Queiroz – uma biografia”. A obra foi lançada na última quinta-feira (8), no auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor), em evento idealizado pela família do biografado e com apresentação de Socorro Acioli.

LEIA MAIS >> Biografia de Edson Queiroz é lançada com a presença da família

Exposição itinerante da 34ª Bienal de São Paulo chega a Fortaleza

Antes da noite de autógrafos, que contou com a presença do próprio escritor, Lira Neto conversou com a equipe do Site MT sobre a experiência de biografar o fundador de uma dos maiores grupos empresariais do Brasil, desde o convite para embarcar na escrita do livro até o que se pode esperar da leitura.

“Busquei reconstituir não apenas as facetas do empresário de sucesso, mas também a do indivíduo Edson. Até porque seria impossível imaginar uma narrativa biográfica de outra forma. O leitor vai ter acesso aos bastidores da construção de um império econômico, mas também conhecer o cotidiano do homem que o construiu“, contou Lira.

A arte da capa é assinada por Eduardo Freire (Foto: Reprodução/Instagram)

“Toda biografia busca proceder a um jogo de escalas entre o contexto geral e a trajetória íntima do biografado para, com isso, entender de que modo as esferas da vida pública e da vida privada se impactam mutuamente. No caso de Edson Queiroz não foi diferente“,

Lira Neto, escritor e biógrafo.

Reencontro com a cearensidade

Agraciado não somente com um, mas com quatro prêmios Jabuti – a mais significativa distinção do mercado editorial brasileiro -, Lira se consolidou como um dos mais importantes biógrafos do País. Com residência dividida entre Brasil e Portugal, o jornalista e escritor nascido em Fortaleza pôde dizer que escrever sobre Edson Queiroz o reconectou com o cerne de ser cearense.

O patriarca da família Queiroz entra agora no hall de nomes como do ex-presidente Getúlio Vargas, do escritor José de Alencar, de Padre Cícero e da cantora Maysa, personalidades já biografadas por meio do dom e da acurácia técnica de Lira Neto.

Edson Queiroz entra para o hall de cearenses biografados por Lira Neto (Foto: Reprodução/Instagram)

“Edson Queiroz sempre foi um personagem que me chamou a atenção, talvez pelo fato de ele reunir em si o arrojo no mundo dos negócios e uma irreverência tipicamente cearense. Tenho dito que biografar Edson significou um reencontro com minha própria cearensidade. Mas o projeto só se fez possível porque a família me fez o convite para assumir a empreitada. Ofereceram-me todas as condições objetivas para trabalhar no livro, deixando-me absolutamente livre para escrevê-lo, sem nenhuma espécie de condição, censura ou reserva“, compartilhou com o Site MT.

Lira Neto também ressalta o acesso irrestrito que teve ao acervo da família Queiroz, durante a apuração e toda a elaboração da obra, sejam de cunho empresarial ou familiar. “A pesquisa também envolveu a consulta a outros arquivos, públicos e particulares, a exemplo do Arquivo Nacional e da Biblioteca Nacional, além de uma minuciosa investigação hemerográfica — em coleções de jornais de todo o país — e de dezenas de entrevistados que conviveram com o personagem. É dessa multiplicidade de fontes, desse cruzamento de informações das mais variadas procedências, que se faz a biografia de um personagem histórico”, explicou.

Para além do empresário

De acordo com Lira, o público que ler “Edson Queiroz – uma biografia” vai se surpreender com um Edson para além da figura empresarial já conhecida, mesmo que superficialmente, pelos cearenses. O autor explica que foram ressaltados traços da personalidade e do comportamento informal do biografado, ressaltando tanto vitórias quanto dificuldades da carreira.

“Ele (Edson) sempre tinha uma piada, um chiste, uma observação bem humorada, na ponta da língua. Além disso, os leitores vão conhecer alguns dos segredos de sucesso do biografado, mas também saber que uma trajetória bem sucedida não é feita apenas de vitórias. Houve tropeços, hesitações, percalços de toda ordem na trajetória de Edson Queiroz. Ele soube contorná-las, superá-las, transformá-las em aprendizado”,

Lira Neto, jornalista e escritor.

Lira ainda contou que a biografia levou cerca de dois anos para ser concluída, e complementa uma bibliografia de mais de 15 títulos escritos pelo fortalezense. O lançamento da obra foi na mesma data do aniversário de casamento de Edson e Yolanda Queiroz, oficializado em 1945.

O livro sucede “Arrancados da Terra” (2021), mais recente título publicado por Lira Neto, que relata a jornada dos judeus sefarditas nas Américas. Ao ser perguntado sobre planos futuros e novos títulos, o escritor revela pouco, mas não deixa de atiçar a curiosidade dos leitores. “Existem vários projetos em curso. Mas prefiro não falar sobre eles, antes de estarem devidamente maturados”, concluiu o escritor cearense.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE