Com a ideia de ofertar um novo modelo no mercado mobiliário, a Luciano Cavalcante Imóveis inicia as obras da Cidade Cauype, um projeto de comunidade planejada. Com a assinatura de Jaime Lerner, o urbanista que fez de Curitiba a cidade modelo do Brasil em espaços planejados, o empreendimento é o pioneiro no Ceará, com propósito de ser o espaço ideal para se viver e trabalhar. A primeira fase do projeto será entre neste sábado (23). 

Localizada na Fazenda Coyté, entre a praia do Cumbuco e o Complexo Industrial do Pecém, a cidade está localizada a 30 km de Fortaleza. De acordo com o empresário Luciano Cavalcante Filho, a ideia do empreendimento surgiu após uma viagem.

“A primeira cidade planejada que conheci foi em Luxemburgo. Tínhamos um terreno de 430 hectares no Pecém, comprado em 1995, com todo o potencial para se fazer uma cidade planejada com novo urbanismo”, comenta, referindo-se ao conceito que propõe reunir, em um único espaço, moradia, trabalho, mobilidade, lazer e segurança, sem precisar de grandes deslocamentos. 

Projeto da cidade Cauype. Foto: divulgação

A cidade Cauype terá uma área total de mais de 4.370.000 m², sendo planejada para 32 mil habitantes. A primeira fase do empreendimento contém mais de 800 lotes. Seguindo o pensamento vanguardista da imobiliária, o empreendimento foi pensado para atender uma futura demanda de trabalhadores da região. O investimento para a estrutura é de aproximadamente R$ 20 milhões.

A primeira fase do projeto será entre neste sábado (23). Foto: divulgação

Rotina de qualidade

O projeto foi planejado para ser uma centralidade urbana, absorvendo toda a demanda habitacional. O espaço terá áreas residenciais, comerciais e de lazer bem definidas, com postos de gasolinas, farmácias, padarias, hospitais, escolas, universidades e shoppings. O local também contará com uma reserva ecológica e praia exclusiva.

“Com a crescente expansão urbana de algumas cidades, que se desenvolvem desordenadamente, sem infraestrutura adequada e com graves problemas de mobilidade, a tendência de cidade planejada se consolida. Os bairros e cidades multifuncionais surgem a partir da necessidade de ordenação territorial”, relata Luciano. 

O espaço terá áreas residenciais, comerciais e de lazer bem definidas . Foto: Divulgação

A assinatura de Jaime Lerner foi um diferencial que a equipe da Luciano Cavalcante fez questão de garantir no projeto. “A negociação não foi fácil, pois ele é um dos mais importantes urbanistas do Brasil, sendo consagrado mundialmente. Convidei-o para fazer o projeto em parceria com o arquiteto Expedito Deusdara, um dos melhores do nosso estado”, comenta o empresário que idealizou o Cidade Cauype.

O Parque Ecológico Cidade da Cauype é uma das áreas de destaque do projeto, estendendo-se por 41 hectares de vegetação nativa, remanescente do bioma da Mata Atlântica. Esse fragmento de floresta é importante mantenedor da biodiversidade.

Foto de destaque: divulgação