Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Márcia Travessoni acompanha gravações do Globo Repórter no restaurante Dona Jô, em Moitas

6 dez 2024 | Notícias

Por Tainã Maciel

Ao lado da equipe da Revista MT, Márcia Travessoni foi convidada pelo Globo Repórter para acompanhar as gravações do programa em Moitas, município no litoral do Ceará

Dona Jô e Márcia Travessoni (Foto: Equipe MT)

Era começo de agosto. O sol, a maresia e um cachorro caramelo deram as boas-vindas a um grupo de comunicadores que chegava. Moitas, recanto do Litoral Oeste cearense. Entre eles, Márcia Travessoni e a equipe da Revista MT foram convidados para acompanhar as gravações do Globo Repórter sobre uma empreendedora que transforma os sabores locais em obras-primas gastronômicas: Josivânia Alves Barbosa, 52, conhecida carinhosamente como dona Jô.

LEIA MAIS >> Ocean Garden Cumbuco, da Diagonal, é destaque na Revista MT

Artista na cozinha, a mulher de sorriso aberto serve verdadeiros banquetes na própria casa. Com o pé na areia, à sombra de uma árvore, os clientes apreciam pratos com polvo, peixe, lagosta e marisco preparados com maestria. Pelas mãos de Jô, o singelo ganha ares de extraordinário. “Sou muito feliz no que eu faço. Aqui, uso dois temperos: o mar e o amor”, comenta.

Dona Jô (Foto: Equipe MT)

Do mar, da terra

Apaixonada por Moitas, Josivânia aprendeu desde cedo a garantir seu sustento, vivendo na vila localizada a 200 km de Fortaleza. Aos 10 anos, ajudava a família por meio do artesanato e da preparação do peixe. Quando adulta, assumiu o ofício de marisqueira ao lado do esposo, Edenan Carneiro, com quem teve seis filhos.

O ato de cozinhar veio como alternativa após a recuperação de um câncer no colo do útero, há 16 anos, momento decisivo na sua trajetória. “Não podia mais exercer uma profissão muito exposta ao sol. Na época, um vizinho estrangeiro decidiu criar a primeira pousada de Moitas e me chamou para ser cozinheira. Comecei a misturar os temperos do francês e fui inventando vários pratos, escolhendo sempre o que é natural e saudável”, diz a cearense, apontando os insumos retirados da própria horta.

Hoje, ela comanda o pequeno restaurante ao ar livre, recebendo visitantes com o apoio da família, incluindo o esposo, filhos, a nora e suas duas irmãs. “Todo mundo ajuda. Meu filho trabalha comigo, arruma as mesas, serve drinks e fala inglês. A gente não tem dificuldade de receber estrangeiros […] Fico muito feliz porque eles não precisam sair daqui para procurar emprego em outro lugar. Para mim, isso é gratificante.”

Pelo Ceará

O restaurante Dona Jô integra o projeto “Quintais Gastronômicos”, uma iniciativa do Sebrae Ceará que valoriza empreendimentos liderados por mulheres, responsáveis por transformar a cena gastronômica da região de Amontada. Espaços que antes eram apenas ambientes familiares se consolidam como restaurantes especializados na culinária regional, ganhando destaque pela tradinário e excelência.

As histórias dessas empreendedoras serão apresentadas na edição do Globo Repórter sobre os sabores do Brasil, que vai ao ar no final de novembro. O programa percorre sete regiões do país: Bahia, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Distrito Federal, Pará e São Paulo. Em território cearense, Aline Oliveira, repórter da TV Verdes Mares, afiliada à TV Globo, foi a responsável pelas gravações realizadas em Amontada e Moitas.

Márcia Travessoni, equipe MT, dona Jô, Aline Oliveira e equpe (Foto: Equipe MT)

“Encaro essa missão com muita responsabilidade. Ser uma porta-voz e mostrar algo t.o rico em pouco tempo – como é a televisão –, . desafiador, mas tenho a alegria imensa de falar sobre a independência dessas famílias em regiões onde o turismo está crescendo. Em locais onde a população frequentemente é mão de obra, essas mulheres estão se tornando protagonistas”, afirma Aline.

Veja a matéria também na 29ª edição digital da Revista MT.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE