Segunda palestrante do dia, Ana Isabel de Carvalho Pinto tratou da “A Evolução do E-commerce”. Formada em Administração pela ESPM e com Master Business Marketing pelo IBMEC, Ana Isabel é co-founder do e-commerce de moda premium Shop2gether (mais direcionado à moda focada em lifestyle) e também está à frente do OQVestir, mais voltado para a moda da vida real, do dia a dia.

Diversos temas estiveram na apresentação, como a trajetória da Shop2gether, a fusão da empresa com a OQVestir em 2017, e os diferenciais e valores da companhia, entre eles a curadoria de marcas e a existência de colaboradores para a produção de conteúdo e comunicação sob medida, daí o nome Shop2gether. Projetos da marca e os processos e logística por trás das compras realizadas no site e das produções de moda para a oferta de produtos na página também estiveram na pauta.

Com despacho de cerca de dois mil pedidos ao dia, foi natural que a questão da sustentabilidade viesse à tona durante a palestra.”Temos que ser responsáveis, fazer o melhor, ter noção do mal que fazemos. Não só na questão das caixas, mas a forma como a gente trata nossos funcionários, a forma como a gente poderia estar ajudando alguma instituição ou a forma como a gente pode doar o nosso conhecimento, o nosso trabalho para um terceiro através de voluntariado”, afirma Ana Isabel.

Para a co-founder, é importante manter o “coração” no negócio para alcançar bons resultados, não agindo somente com a razão. “É o coração que vai dar o diferencial. É o coração que vai dar a competitividade. É o coração que vai dar o pioneirismo, porque é através dele que você vai ousar, inovar. E tenha um cérebro que obedece o coração”, recomendou. 

Mesa-redonda

Após a apresentação, teve início uma mesa-redonda com Ana Isabel, Márcia Travessoni, Alexandre Lima e Jackson Araújo

Durante o momento, que contou também com a participação do público por meio de perguntas, falou-se sobre diferentes vertentes do assunto principal da palestra: o e-commerce.

Entre eles, destacam-se as diferenças entre o e-commerce e o marketplace e em que casos cada um dos tipos de negócio é indicado; a influência das novas tecnologias no e-commerce e a importância de transformá-las em aliadas; e a relevância de se ter um produto com valor emocional, que represente a empresa e agregue também para o consumidor.

Fotos: Eri Nunes