Para encerrar a programação do MaxiModa 2019, o assunto foi branding. Ana Couto foi a última palestrante a subir no palco do Teatro RioMar Fortaleza para fechar o evento com chave de ouro. Na pauta, “Moda + Branding: Criando valor para os novos tempos”. 

Referência no Brasil quando se fala em branding, Ana é formada em Design pela PUC Rio, com mestrado em Visual Communication no Pratt Institute, em Nova York. A frente de agência que leva seu nome, a especialista formou-se em 2015 no curso OPM (Owner/President Management Program), na Harvard University.

“Moda sempre foi o grande fio condutor de construção de valor. A gente olha a moda como um ponto de partida e não como um ponto de chegada”, ressalta Ana.

Foto: Eri Nunes

Criação de valor

Para ela, o branding é o alinhamento entre marca, negócio e comunicação para criar valor de marca e gerar resultados para o negócio. Para alcançar esses objetivos, a palestrante apresenta três atitudes essenciais para as marcas de moda. 

A primeira se traduz em buscar a simplificação e a melhor performance, o que se aplica, por exemplo, no logo, que pode passar por um rebranding. Buscar o novo se inspirando na própria história e apostar no “fazer juntos é fazer melhor”, juntando diferentes marcas e segmentos em um processo conhecido por “co-branding” são os outros dois pontos relevantes.

No mesmo sentido, a empresária alerta para pontos que podem se tornar prejudiciais à imagem das marcas e que, por isso, devem ser tratadas com atenção e equilíbrio: oportunismo versus oportunidade; excesso versus regenerativas; e o desrespeito ao produzir versus respeito ao consumir.

Para criar valor para os novos tempos, afirma Ana Couto, é necessário unir três pontas: ter um propósito que impacta o mundo; contar com inovação centrada nas pessoas; trabalhar com o triple A agilidade, autonomia e alinhamento. Esse tripé, segundo a especialista, é a alavanca de sucesso das organizações que têm um branding bem executado.

Foto: Eri Nunes

Mesa-redonda

Após o momento de muito conhecimento, teve início a mesa-redonda, que contou com a participação de Ana Couto, Márcia Travessoni, Jackson Araújo e os convidados Alexandre Lima, gestor da área de mídia da Rádio Beach Park e Renato Thomaz, diretor de Marketing e exportações da Água de Coco.

A conversa, que contou com abertura para que o público fizesse questionamentos, passeou por temas diversos. Como definir valores e mensurar resultados do branding, como fazer branding em uma pequena empresa e como um digital influencer pode fazer a sua criação de valores foram algumas das perguntas respondidas na roda de conversa. Outro ponto discutido foi a diferenciação entre propósito e missão, visão e valores.

Foto: Eri Nunes