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MaxiModa 2023: Mônica Salgado fala sobre o poder da influência digital

20 jul 2023 | Notícias

Por Redação

Paulistana raiz, com passagens pelos veículos Vogue e Glamour, a jornalista e influenciadora acompanha e celebra as transformações no mercado

Em entrevista ao Site MT, Mônica Salgado fala sobre a carreira e a expectativa de palestrar no MaxiModa (Foto: Divulgação)

A jornalista e influenciadora Mônica Salgado está confirmada no MaxiModa 2023! A 15ª edição do evento, realizada no dia 25 de agosto, no Teatro RioMar Fortaleza, terá como tema “A Força da Reinvenção” e contará com uma troca imperdível com a idealizadora do projeto ‘Talk com Môni’.

LEIA MAIS >> MaxiModa 2023: confira o line-up com Camila Coutinho, Mônica Salgado, Ju Ferraz e Marcello Bastos

Camila Coutinho será palestrante na 15ª edição do MaxiModa em Fortaleza

Desde o início da carreira, Mônica Salgado, ou Môni, leva o espírito da reinvenção em seus passos. Jornalista com 25 anos de carreira, influenciadora digital que inova na forma de comunicar-se, ela possui uma extensa bagagem de conhecimentos e experiências que revolucionaram os segmentos da moda e da comunicação.

Paulistana raiz, com passagens pelos veículos Vogue e Glamour, a jornalista e influenciadora sempre fez questão de acompanhar e celebrar as transformações no mercado. Em 2013, a Glamour Brasil, sob o comando de Môni, tornou-se a primeira publicação do mundo a estampar influenciadoras digitais na capa.

Tal vivência no universo digital, possibilitou que ela atingisse novos desafios. Dessa forma, nasceu o projeto “Talk com Môni“, um festival de influência digital que, em maio de 2023, durante sua 3ª edição, reuniu 800 pessoas e mais de 50 speakers que trocaram suas vivências no segmento.

Atualmente, ela é líder de uma comunidade engajada. Somando 638 mil seguidores no Instagram, Salgado carrega uma trajetória de sucesso: trabalhou como colunista no Vídeo Show (TV Globo), foi jurada no Festival de Publicidade de Cannes e coleciona experiências pelas principais redações do país.

Em entrevista ao Site MT, Mônica Salgado fala sobre a carreira e a expectativa de palestrar no MaxiModa, o maior evento de business, moda, comunicação e inovação no Norte e Nordeste, em 2023.

Equipe MT: Qual é a importância da reinvenção para a sua carreira?  

Mônica: Acho muito difícil uma profissão hoje não ter que lidar com os desafios de uma reinvenção constante. O mundo está muito dinâmico e a tecnologia transformou todas as profissões. Eu me formei jornalista, sempre gostei do universo das revistas femininas, e cheguei lá! Trabalhei na Elle, na Vogue, dirigi a Glamour e acredito que realizei meus sonhos da época de adolescente. Consegui não só chegar ao cargo mais alto de uma revista como também conceituar um produto. Foi uma missão maravilhosa na minha carreira que, sem dúvida, vou guardar com muito carinho.

Depois que eu saí da Glamour, fui trabalhar como repórter na TV aberta, no Vídeo Show. Acabei “retrocedendo” um pouco em termos de status mas fui me aventurar em uma mídia nova e foi uma experiência maravilhosa. Quando o Vídeo Show acabou, comecei a trabalhar 100% como influenciadora e, agora, tenho meu produto também, o Talk com Moni, que é o maior evento de influência digital como negócio para as áreas de beleza, moda e lifestyle.

Equipe MT: Sua carreira começou por meio do jornalismo de moda. Quando você decidiu investir na influência digital?

Mônica: Essa percepção foi paulatina. Sempre fui muito atenta a esse mercado e quando lançamos a primeira edição da Glamour, em abril de 2012, foi algo em paralelo ao lançamento do Instagram para todos os dispositivos. Desde a edição número um, a Glamour sempre abraçou esse fenômeno da influência digital. Então, pra mim, era muito claro que o mundo estava mudando, a comunicação estava mudando e que o jeito de falar sobre o moda, o jeito que se conectar com o leitor estava mudando.

Com o surgimento da primeira geração de blogueiras, a imagem não era o principal produto e, sim, a informação. Com o Instagram, o culto à imagem passa a ser o produto principal de trabalho dessas meninas e eu sempre acompanhei tudo muito de perto. Entendi que àquela altura uma jornalista não podia mais atuar apenas como uma jornalista clássica, formal demais e distante. Acho que o mundo exigia um outro tipo de comunicação, outro tipo de conexão, e as blogueiras mostraram isso. De forma rápida, consegui entender que eu poderia exercer todos os papéis.

Equipe MT: Quando nasceu a Mônica empreendedora? 

Mônica: A Mônica empreendedora nasceu com o “Talk com Moni”. O primeiro evento aconteceu em 2019 e ele não tinha o foco na influência digital como negócio, mas depois da pandemia fiquei com vontade de nichar um pouco mais, aproveitando a minha história, a minha vivência e aquilo que eu conhecia de melhor. De certa forma, os eventos de influência digital que eu encontrava no mercado tinham um apelo um pouco mais abrangente e a minha ideia era falar pro meu nicho de moda, beleza e lifestyle, que são mercados ainda desatendidos, mas que movimentam uma parte muito significativa da fatia de publicidade que vai pra influência.

Equipe MT: Na sua opinião, o que o futuro reserva para a área de influência digital?

Mônica: Ainda que a gente observe caminhos importantes, não existe um único caminho, pelo contrário, existe cada vez mais uma multiplicidade. Então, você pode falar com vários especialistas que vão te dizer que a influência de consumo vai perder a relevância. Não concordo porque a publicidade está aí pra nos tocar de diversas formas. Ela pode nos tocar emotivamente, nos fazer rir, nos entreter, ela pode simplesmente nos despertar um desejo de compra.

Você pega a Barbie, por exemplo. O rosa já estava morto no universo da moda e, de repente, ele volta por causa de um filme. Então, acredito muito nos vários caminhos e na coexistência de diferentes tipos de influência. O mercado vai dos especialistas e grandes influenciadores, que vão servir pra comunicar grandes mensagens, aos nano e microinfluenciadores que vão ter cada vez mais voz dentro das suas comunidades e as marcas não podem ignorar isso.

Equipe MT: Você está animada para visitar Fortaleza?

Mônica: Olha, Fortaleza é uma das minhas cidades preferidas do Brasil e não digo isso porque estou falando com vocês. Acho que Fortaleza foi a cidade que eu mais visitei ao longo da minha vida, porque fui muito na minha infância e retornei muitas vezes à trabalho pela Vogue, Glamour e depois como influencer. É uma cidade que eu tenho um enorme carinho.

Sobre o MaxiModa 2023

Em sua 15ª edição, o MaxiModa vai celebrar quem traz a “Força da Reinvenção” e contará ainda com palestras de Camila Coutinho, Marcello Bastos e Ju Ferraz, além de mini-palestras de David Lee e Lasso Loungewear, no momento MaxiLevel.

Line-up do MaxiModa 2023 (Foto: Divulgação)

Considerado o maior seminário de business, moda, comunicação e inovação do Norte e Nordeste, o evento foi criado pela publisher da Plataforma MT, Márcia Travessoni, com o propósito de transformar e fazer evoluir o mercado através da troca de experiências e conhecimentos entre personalidades, profissionais e estudantes. Os ingressos já estão disponíveis!

O MaxiModa 2023 conta com os parceiros: RioMar Fortaleza, SESI Ceará, Unifor, Piraquê, Boana, Lasso Loungewear, Mercadinhos São Luiz, Santa Clara, Audi Center Fortaleza, Santana Textiles, Grupo Marquise, Hotel Gran Marquise, Galpão Design, Eletromídia, UrbMídia, T-SHIRT IN BOX, AD2M, Asla, Diamantes, Moura Dubeux, Collection Eyewear, Naturágua, Natucoco e 2planner Eventos.

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