Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Medalha da Abolição agracia seis nomes importantes para o Ceará e o Brasil; confira a lista

9 out 2019 | Notícias

Por Bruno Brandão

Seis personalidades receberão a Medalha da Abolição 2018-2019, no próximo dia 29 de novembro, em solenidade no Palácio da Abolição. Neste ano, os escolhidos foram: a presidente da Academia Cearense de Letras, Ângela Maria Rossas Mota de Gutiérrez; o empresário Edson Carvalho Ventura; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Maria Iracema Martins do Vale; o ex-senador Carlos Mauro Cabral Benevides; Regina Marta Albuquerque Barbosa, fundadora da Casa de Vovó Dedé, e por fim, o Padre Reginaldo Manzotti, fundador da associação Evangelizar é Preciso.

A comenda instituída em 1963, que será entregue pelo governador Camilo Santana, reconhece o trabalho de brasileiros para o Ceará e para o Brasil. A escolha é feita por uma comissão que avalia o conjunto de nomes e resolve conceder, dentre esses, a medalha para aqueles que mais se destacaram. Com os seis que serão agraciados este ano, chega a 170 as personalidades homenageadas.

FOTO: THIARA MONTEFUSCO/GOVERNO DO CEARA;

Conheça um pouco mais dos homenageados:

Ângela Maria Rossas Mota de Gutiérrez é uma professora e escritora brasileira, membro e presidente da Academia Cearense de Letras. Se tornou a primeira mulher a presidir a Academia. É pesquisadora, especialmente sobre três temas: a literatura relacionada a Canudos (Os sertões e a ficção canudiana), a obra do escritor Mario Vargas Llosa e a obra de José de Alencar.

Maria Iracema Martins do Vale é a primeira desembargadora cearense a se tornar conselheira do CNJ, tendo sido empossada em 2017, em vaga de indicação do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2018, também foi eleita, por unanimidade, ouvidora-geral do Conselho. No TJCE, desempenhou as funções de ouvidora, membro do Conselho Superior da Magistratura e presidente da Corte. Também exerceu os cargos de procuradora-geral de Justiça e de presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE).

Reginaldo Manzotti é um padre católico e cantor brasileiro, conhecido também como “O Padre que reúne multidões”, é natural de Paraíso do Norte, interior paranaense. Em 2003, fundou a associação Evangelizar é Preciso, uma obra de evangelização que conta com milhares de associados em todo o Brasil. Hoje Padre Reginaldo é o diretor da Rádio Evangelizar, na qual ele mesmo apresenta um programa de evangelizar.É também diretor e coordenador da TV Evangelizar.

Edson Ventura, Regina Barbosa e Carlos Benevides, entre os homenageados

Edson Carvalho Ventura é empresário do ramo de concessionárias desde 1973. Há 40 anos no mercado, fundador do Grupo Carmais, que é hoje considerado o maior representante de concessionárias de veículos do Ceará, colecionando montadoras como a Renault, Kia, Nissan, Fiat e agora Ford. É bastante querido e reconhecido pelo mundo empresarial.

Carlos Mauro Cabral Benevides é um advogado e político brasileiro. Foi Deputado Federal e Senador pelo Ceará, além de Vice-Presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987. Foi presidente do Senado (1991-1993), período em que ocorreu o processo de impeachment do então presidente Fernando Collor.

Regina Marta Albuquerque Barbosa, fundou, em 1993, a Casa de Vovó Dedé com o marido Mansueto Barbosa, e que até hoje dá aulas de pianos e acordeon para os jovens. O espaço atua como agente de formação artística e cultural promove formações de grupos musicais e apresentações buscando sempre a participação dos alunos, professores e convidados.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE