Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Mostra de Artes da Escola Porto Iracema chega à 11ª edição em março

28 fev 2024 | Notícias

Por Redação

Realizada pela primeira vez durante um mês completo, a mostra contará com 116 artistas e 36 apresentações, de a 27 de março

Mostra de Artes da Escola Porto Iracema chega à 11ª edição em março
Projeto Tecno Tapera está na programação da 11ª edição da MOPI (Foto: Divulgação/Micaela Menezes)

A partir desta sexta-feira (1º), a Mostra Porto Iracema das Artes (MOPI) inicia uma extensa programação com performances, espetáculos, residências artísticas e vivências em dança, música, teatro e artes visuais. Até o dia 27 de março, a 11ª edição da mostra reúne 116 artistas e 36 apresentações como resultado dos trabalhos de integrantes dos Laboratórios de Criação da Porto.

LEIA MAIS >> Espaço Cultural Unifor recebe exposição ‘Centelhas em Movimento’

Prêmio RioMar Mulher divulga todas as homenageadas em 2024

A diversidade artística da MOPI é partilhada em 36 apresentações realizadas em 10 espaços e equipamentos culturais entre Fortaleza, Sobral e Aldeia Anacé Japuara, localizada em Caucaia. Toda a programação da mostra é gratuita e aberta ao público.

Durante o mês de março, a mostra percorre, na capital cearense, a Escola Porto Iracema das Artes, Hub Cultural Porto Dragão, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Cinema do Dragão, Teatro Dragão do Mar, Poço da Draga, Praça Verde do Centro Dragão do Mar e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC). Todos os locais receberão intervenções artísticas que, ao total, somam a colaboração de 116 artistas diretamente envolvidos.

Mostra de Artes da Escola Porto Iracema chega à 11ª edição em março
Projeto teatral “Ao cansaço, segue-se o sonho” (Foto: Divulgação/Sol Moufer)

Com a 11ª edição da mostra, o Programa de Laboratórios da Escola reforça a importância da formação artística no país a partir de metodologias inovadoras. “Investir na formação em arte e cultura é extremamente necessário em uma política pública que se pretenda duradoura, sensível e democrática. Os laboratórios se inserem nesse campo com um trabalho consistente, resultado de processos reflexivos, criativos e investigativos, por meio de percursos acompanhados por excelentes profissionais e artistas experientes”, afirma Rachel Gadelha, diretora presidente do Instituto Dragão do Mar, organização que gere a Porto Iracema das Artes.

Programação

A abertura oficial da MOPI acontece no dia 1º de março, às 19h, com a exibição do espetáculo “Dançarinar“, a partir das 19h, no Teatro Dragão do Mar.

Entre os destaques da programação na linguagem da dança, a mostra celebra o Dia Internacional da Mulher com a performance de pole dance “Mulher Negra e Empoderamento” com Tayane Tavares, Thamira Reis, Mara Nívea e Loriz Severino, no dia 8 de março, às 19h, no Teatro Dragão do Mar.

Mostra de Artes da Escola Porto Iracema chega à 11ª edição em março
Performance de pole dance “Mulher Negra e Empoderamento” (Foto: Divulgação/Micaela Menezes)

Em relação às apresentações teatrais, o evento contempla seis projetos com destaque para os espetáculos “Entroncar a Jurema“, que será realizado na Aldeia Anacé Japuara, dia 23 de março, às 16h, e “Entremeios Poéticos”, apresentado no dia 27 de março, celebrando o Dia Internacional do Teatro, na Praça Verde do Dragão, às 19h.

Contemplando a expressão do Laboratório de Música, a banda Procurando Kalu se apresenta no dia 15 de março, às 19h, no Teatro Dragão do Mar, com o show “Dançaremos Furta-Cor com Outros Mundos”, obra que conta com a participação de Gegê Teófilo, Rami Freitas e Felipe Castro e tutoria da artista Karina Buhr.

Mostra de Artes da Escola Porto Iracema chega à 11ª edição em março
Projeto “Procurando Kalu” (Foto: Divulgação/Alan Sousa)

Nas obras de artes visuais, o projeto mãozinha“, desenvolvido pelo artista Céu, ganha destaque e se apresenta no dia 5 de março, às 19h, na Escola Porto Iracema, com uma exposição de esculturas e outras materialidades da pesquisa. Além disso, haverá uma fala pública junto com a tutora do projeto, Jota Mombaça.

Este ano a MOPI terá como parte das intervenções, o “Mobiliário Nômade“, projeto criado por Alexia Ferreira, Anderson Morais e Moisés Tremembé. A abertura da exposição acontece no dia 9 de março, em frente ao Cinema do Dragão. Após este momento, os projetos ficarão expostos no Pátio da Escola nos dias 26 e 27 de março e também circularão entre outros espaços culturais da cidade.

Serviço

11ª edição da Mostra de Artes Porto Iracema (MOPI)

Data: 1º a 27 de março

Locais: Escola Porto Iracema das Artes, Hub Cultural Porto Dragão, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Cinema do Dragão, Teatro Dragão do Mar, Poço da Draga, Praça Verde do Centro Dragão do Mar, Aldeia Anacé Japuara (Caucaia) e Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC).

Gratuito e aberto ao público

Programação completa

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE