Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Novembro Azul: prevenção deve ir além da próstata

6 nov 2019 | Notícias

Por Bruno Brandão

Campanha comumente associada à prevenção e tratamento do câncer de próstata, o Novembro Azul é defendido pelos médicos como um apelo aos cuidados com a saúde do homem em geral. Segundo o coordenador de Redes de Atenção Primária e Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, Rui de Gouveia, a atenção à próstata é importante, mas é preciso colocar em pauta doenças como as cardiovasculares, cujos exames periódicos iniciam já aos 18 anos.

“Em Fortaleza, as doenças cardiovasculares e AVC (Acidente Vascular Cerebral) são as que mais matam os homens, seguido do câncer de pulmão. Em 2018, dos atendimentos de consultas feitos em toda a rede pública, 70% foram para mulheres e somente 30% para homens”, explica Rui de Gouveia.

Por isso, o médico defende que a atenção com a saúde do homem aconteça não apenas no mês de novembro. “O público masculino ainda tem a cultura de não se adiantar, não procurar o médico para a realização dos exames, normalmente o hospital acaba sendo o recurso para quando surge algum tipo de sintoma. É preciso incentivar os exames de rotina”, reforça.

Atenção necessária

Um dos pilares da campanha Novembro Azul, o câncer de próstata foi responsável, em 2018, por 684 mortes no Ceará, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Em 2019, já foram contabilizadas 458 mortes. ocasionadas pelo câncer de próstata no Ceará. Em 2019, até o momento, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, as mortes chegam a 458.

“Na fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata. Alguns sintomas só começam a incomodar depois de vinte anos de seu surgimento”, Rui de Gouveia.

Especialista diz que a prevenção e o cuidado com a saúde do homem deve começar cedo e torna-se um hábito – Foto: Divulgação

Fortaleza conta com o Centro de Atenção à Saúde do Homem, no Meireles, que completou um ano de funcionamento na última terça-feira (5) e recebe principalmente homens a partir dos 40 anos, com histórico de câncer de próstata na família e que não tenham indicação cirúrgica.

Mais ações

O Serviço Social da Indústria no Ceará (Sesi Ceará) oferece, durante todo o mês de novembro, consultas urológicas e exames com valores especiais. Os interessados devem procurar as clínicas do Sesi, e mais informações podem ser consultadas pelo telefone (85) 4009.6300.

A entidade também realiza, neste mês, palestras para conscientizar os trabalhadores da indústria sobre os cuidados com o câncer de próstata e a saúde integral do homem. também aderiu à campanha Novembro Azul. Durante todo o mês, a instituição oferece para empresas palestras sobre prevenção ao câncer de próstata.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE