Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

NRF 2024: Camila Salek fala sobre tendências para o varejo

24 jan 2024 | Notícias

Por Lianne Ceará

Especialista analisa principais insights da NRF, maior evento de varejo do mundo

Em Nova York, Camila Salek participou dos três dias da NRF, maior feira de varejo do mundo. À plataforma MT, a especialista falou com exclusividade sobre tendências vistas no evento
Camila Salek durante a NRF 2024, em Nova York (Foto: reprodução/Instagram)

Realizada em Nova York, a NRF Retail’s Big Show encerrou na semana passada após três dias de experiências. Nesta 114ª edição, a delegação de participantes brasileiros foi a maior do evento – dentre os profissionais do Brasil, Camila Salek, especialista em varejo e relações de consumo e fundadora da Vimer Retail Experience, também esteve no evento. Salek falou com exclusividade à Plataforma MT sobre as tendências para o varejo em 2024 obtidas no evento.

LEIA MAIS >> CEO Summit: Severino Ramalho Neto e Fabrício Cavalcante participam do evento

Pequenas e médias empresas de moda do Ceará faturam R$ 33,3 milhões no varejo online

Inteligência artificial

Esta nova conhecida do mundo pós-moderno foi, definitivamente, o assunto mais falado durante o evento. “70, 80% das palestras tinham inteligência artificial embutida ou como assunto principal”, pontua Salek. O evento pautou, sobretudo, esta tecnologia incorporada aos sentidos humanos, sempre relembrando para o setor a importância de usufruir da IA, mas sem esquecer das pessoas.

Como exemplo, Camila cita uma invenção da Yuv Beauty que realiza fórmulas para tinturas de cabelo, evitando que os profissionais de beleza desperdicem produtos e economizando tempo no procedimento.

Com auxílio da inteligência artificial, a marca Yuv fabricou o Yuv Beauty, um laboratório inteligente de coloração de cabelo, que cria fórmulas conforme a cor desejada.
Marca define o produto como “primeiro laboratório inteligente de coloração de cabelo do mundo” (Foto: reprodução/Yuv Beauty)

“A capacidade humana é potencializada pela Inteligência Artificial, muito contrariamente ao que a gente pode pensar, inteligência artificial é uma adição crucial e necessária para que a gente consiga construir o futuro porque ela está no epicentro dessas transformações atuais”, afirma.

Regeneração

Voltar a gerar ou reproduzir, formar-se novamente – é assim que o dicionário Michaelis define o termo regenerar. O evento destacou como, hoje em dia, é necessário regenerar as formas de fazer varejo. Isso porque não há mais uma linearidade na jornada do cliente, sobretudo no varejo presencial. “Esquece, não existe mais”, afirma.

Antes mesmo de comprarem algo, as pessoas “passam olhando no celular, já pesquisaram todos os itens que estão interessadas, querem um atendimento, serviço, experiência, voltam para internet novamente, decidem perguntar para os amigos, se aquele produto é bom ou não é”.

Além disso, as formas de reinvenção entre as marcas necessita estar sempre em associação a práticas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, em tradução livre do inglês) “A gente consegue trabalhar e consumir e, ao mesmo tempo, regenerar esse mundo que a gente vive, foi falado bastante sobre isso. Sobre conseguir olhar para o consumo com essa lente que considera principalmente o ambiente aonde a marca está inserida, aonde os consumidores estão inseridos”, comenta Salek.

Para que uma marca se mantenha ou se torne relevante no mercado, hoje, é imprescindível que tenha a experiência associada ao produto. “O consumo experiencial, para mim, é aquele consumo onde você consegue entregar algo que vai além da transação, então, uma loja ou uma marca que consegue entregar a experiência conseguiu migrar do transacional, que é só a entrega da mercadoria. (…) Agora, estar no varejo físico pede experiência, pede serviços, pede excelência em atendimento”, afirma.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE