Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Paleovisões: exposição de artista cearense chegará a São Paulo

5 mar 2025 | Notícias

Por Julia Valentim

Entrelaçando passado e presente, as obras de Higo José misturam arte pré-histórica
e arte contemporânea em tapeçarias e esculturas
Obra ‘Visões Rupestres 1’, em exposição na Galeria Estação (Foto: Divulgação/Filipe Berndt)

A exposição ‘Paleovisões’, do artista cearense Higo José, chegará à Galeria Estação, em São Paulo, no dia 25 de março. Primeira mostra individual do artista, serão reunidas 35 obras inéditas, entre tapeçarias e esculturas que buscam inspiração na arte pré-histórica. 

LEIA MAIS >> Aviarte inaugura primeira loja em São Paulo

Granado promove jantar exclusivo na Royal Academy of Arts, em Londres

Nascido na cidade de São Benedito, Higo José firmou sua identidade artística por meio do bordado, que lhe foi ensinado por sua avó materna, Jandira. A técnica, que foi utilizada para reproduzir formas inspiradas nas pinturas rupestres dos sítios arqueológicos da região da Serra da Ibiapaba, está presente nas tapeçarias.

Higo José se inspirou nas pinturas rupestres dos sítios arqueológicos da Serra da Ibiapaba (Foto: Reprodução/Instagram)

“Minha cidade fica na região da Serra da Ibiapaba, que tem vários sítios arqueológicos, mas menos relevantes do que os da Serra da Capivara, que sempre despertaram minha atenção desde que comecei a estudar ainda criança, e os professores davam muita ênfase à riqueza pré-histórica que havia no nosso entorno”, recorda Higo. 

O artista, que já teve o trabalho exposto em Nova York, ressalta que sua intenção, no início de suas incursões pelo bordado, era fazer obras de teor político, explorando memórias da ditadura. Mas, ao mergulhar em suas pesquisas, decidiu ater-se às memórias afetivas que o ligavam ao bordado visto na infância e ao aprendizado sobre os sítios arqueológicos.

Trazendo a herança cultural das pinturas rupestres para a contemporaneidade com as tapeçarias, a arte de Higo também se manifesta na criação de esculturas que buscam inspiração na arte pré-histórica, reproduzindo formas que evocam monumentos megalíticos.

As esculturas do artistas são feitas de linha e espuma, lembrando monumentos megalíticos (Foto: Reprodução/Instagram)

Bitu Cassundé, pesquisador e curador também cearense, assina o texto do catálogo de Paleovisões. Na apresentação, Cassundé evidencia a amplitude das investigações do artista. 

“O gesto contemporâneo é o fio que conduz Higo José a articular essas aproximações entre as escrituras de um tempo versus uma visualidade transposta pela gestualidade ancestral do bordado através da linha, assim como as esculturas que, revestidas pelos fios, conferem diferentes modos de perceber as ritualidades, por artefatos utilitários ou que remetem ao sagrado, por meio de esculturas votivas”, ressalta o curador. 

A exposição ficará em cartaz até o dia 26 de abril deste ano.

Serviço 

Paleovisões: Higo José
Quando: de 25 de março a 26 de abril de 2025
Onde: Galeria Estação
Endereço: Rua Ferreira Araújo, 625 – Pinheiros, São Paulo
Abertura: 25 de março (terça-feira), das 18h às 21h.  
Horários de funcionamento da galeria: segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 15h; não abre aos domingos.
Para mais informações, consultar o perfil no Instagram @galeriaestacao

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE