Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]

Redação:

[email protected]

Pinacoteca do Ceará recebe exposição em parceria com MAM São Paulo

29 maio 2025 | Notícias

Por Julia Valentim

Mostra trará obras doadas e cedidas do acervo do MAM São Paulo à Pinacoteca do Ceará
Exposição trará obras de grandes artistas brasileiros, como Rosana Paulino (Foto: Reprodução/Instagram)

No dia 7 de junho, a Pinacoteca do Ceará promove a abertura da exposição “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”. A mostra será realizada em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM São Paulo), que cedeu e doou parte das obras ao museu cearense. 

LEIA MAIS >> Secult divulga resultado final do 14º Edital Ceará das Artes nas categorias de Moda e Design

Ana Cristina Mendes resgata vozes femininas e ancestrais em obras que atravessam o Atlântico

A nova exposição reunirá grandes nomes da arte moderna e contemporânea brasileira, como Anita Malfatti, Alfredo Volpi, Bárbara Wagner, Iberê Camargo e Rosana Paulino. Mesclando linguagens e técnicas, a mostra trará obras divididas em dois núcleos temáticos: “Figura e Paisagem” e “Palavra e Imagem”. No primeiro, serão expostos trabalhos que relacionam corpos e retratos ao espaço que ocupam, enquanto o segundo abrange obras nas quais letras, palavras e textos se apresentam para construir imagens. 

Os curadores Cauê Alves e Gabriela Gotoda, que assinam a mostra, mediarão a visita guiada durante a solenidade de abertura. Alves é curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo desde julho de 2020, e Gotoda é pesquisadora e curadora de artes visuais, integrando a equipe curatorial do MAM São Paulo desde 2022. Para a “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, a dupla selecionou 47 obras doadas – que agora integram o acervo da Pinacoteca do Ceará – e 47 que seguem compondo a coleção do MAM

A obra Bastidores (1997), de Rosana Paulino, fará parte da exposição (Foto: Divulgação)

Entre as 94 obras que serão expostas, se destacam um desenho sem título (1917) de Anita Malfatti, uma série de monotipias de 1997 de Tunga, a pintura Nu (1940) de Iberê Camargo, a obra Bastidores (1997) de Rosana Paulino, a pintura Saudades de Luanda, da série Encontros Políticos (2022) de No Martins, e a pintura Pescadores (1939-40) de Alfredo Volpi.

A mostra, que ficará em cartaz até 21 de setembro deste ano, tem classificação indicativa de 14 anos. O evento de abertura terá acessibilidade em Libras. 

Serviço

“MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”
Curadoria: Cauê Alves e Gabriela Gotoda

Período expositivo: 7 de junho a 21 de setembro de 2025
Abertura: Sábado, 7 de junho de 2025, a partir das 17h 
Local: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro)
Acesso gratuito | Classificação indicativa: 14 anos 
A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis. 

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE