A cidade de Fortaleza ganhou destaque no quesito liderança na área de prevenção a mortes e ferimentos causados por acidentes de trânsito, segundo o portal mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), para divulgação da Semana de Segurança Viária da instituição. A publicação reúne um seleto grupo de líderes de diferentes partes do globo com atuação decisiva para salvar vidas em ruas, avenidas e rodovias, entre eles o ex-prefeito de Nova Iorque (EUA), Michael Bloomberg, a neta do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e ativista Zoleka Mandela, o enviado especial do Secretário Geral da ONU para segurança no trânsito, Jean Todt, além de representantes do Congresso Nacional Brasileiro e também da Nigéria, Tanzânia, Filipinas, Espanha e Tailândia entre outros.

No site Save Lives #SpeakUp, a ONU diz que a liderança é necessária para influenciar e inspirar outras pessoas para que seja possível atingir o objetivo de reduzir cada vez mais as mortes no trânsito. A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito“. Entre as ações desenvolvidas pela ONU para chamar atenção para o problema está a “Semana de Segurança Viária”, que este ano vai de 06 a 12 de Maio com foco na liderança.

O link no site apresenta o prefeito Roberto Cláudio como líder que tem conquistado indicadores positivos na prevenção de mortes e ferimentos no trânsito. A ONU diz que “ao prefeito Claudio é creditado à mudança de paradigma na cidade, que promoveu a agenda de segurança viária como um aspecto prioritário de sua administração e aumentou a conscientização da população sobre a necessidade de um trânsito mais seguro. Durante seus dois mandatos, o índice de mortes no trânsito por 100.000 pessoas diminuiu em 40% de 2014 para 2018 – com uma estimativa de 423 vidas salvas durante esse período”. A publicação destaca ainda que este ano Fortaleza recebeu o Prêmio Transporte Sustentável, concedido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), com sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos.


A publicação também destaca que sob a gestão de Roberto Cláudio, a cidade ampliou sua rede cicloviária em 275%, investiu em faixas exclusivas para os ônibus com expansão em mais de 30 vezes, além de ter implantado 4 tipos diferentes de compartilhamento de bicicletas. As recentes áreas de trânsito calmo e projetos como o “Cidade da Gente”, implantados na Cidade 2000 e Dragão do Mar, também são apontados como exemplos de espaços devolvidos aos pedestres. As campanhas de educação em mídias de massa realizadas pela Prefeitura desde 2017, associados à fiscalização, também são mencionados como estratégia de mudança de comportamentos de risco, associados à ocorrência de acidentes.