Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Prefeitura de Fortaleza recebe prêmio mundial de mobilidade urbana nos Estados Unidos; Capital sediará a MOBILIZE 2019 em junho

16 jan 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

A Prefeitura de Fortaleza foi premiada, em Washington, D.C., nos Estados Unidos, nesta terça-feira (15), como a cidade vencedora do Sustainable Transportation Award (Prêmio Transporte Sustentável, em português), por seus projetos e intervenções inovadoras que promovem a mobilidade urbana de forma sustentável e inclusiva. A cidade de Bucheon, na Coreia do Sul, venceu a premiação na categoria menção honrosa.

A secretária de Relações Internacionais e Federativas de Fortaleza, Patrícia Macêdo, e o secretário-executivo da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Luiz Alberto Sabóia, foram designados pelo Prefeito Roberto Claudio para receber a premiação do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), em nome da Prefeitura de Fortaleza. O superintendente da AMC, Arcelino Lima, também estava presente.

A premiação foi anunciada em junho de 2018, em Dar es Salaam, na Tanzânia, pelo ITDP, durante a última edição da MOBILIZE, maior cúpula internacional sobre transportes sustentáveis. Como parte do prêmio, Fortaleza hospedará a MOBILIZE 2019, de 24 a 26 de junho, no Gran Mareiro Hotel, na Praia do Futuro.

Sustainable Transportation Award (STA)

O Prêmio Transporte Sustentável é patrocinado pelo ITDP e pelo Transit Center, com apoio do Banco Mundial. O vencedor do STA é selecionado por um comitê de organizações líderes na área de transporte sustentável e desenvolvimento urbano, incluindo o ITDP, Banco Mundial, WRI Ross Center for Sustainable Cities, CODATU, ICLEI, Clean Air Asia, GiZ, Instituto Clean Air e Despacio.

De acordo com o comitê do prêmio, Fortaleza foi a cidade vencedora pela implementação de boas práticas em suas ruas desde 2014, incluindo ruas completas ou divisão equitativa do espaço viário; reduzir do CO2 e aumentar a segurança no trânsito priorizando o transporte público, o ciclismo e a caminhada.

Em 2018, Fortaleza atingiu a meta de 108 km de corredores de ônibus dedicados, que incluem terminais de ônibus reformados e um sistema de transporte integrado. Além disso, eles entregaram impressionantes 225 km de infraestrutura cicloviária e sistemas integrados de compartilhamento de bicicletas com transporte público. Os elementos de segurança viária implementados incluem um limite de velocidade reduzido, estradas estreitas para carros, passagens de pedestres elevadas e redesenhos de cruzamentos. Como resultado, as mortes por colisões de tráfego foram reduzidas de 14,66 (por 100.000) em 2014 para 9,71 em 2017.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE