16 abr 2025 | Notícias
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou, nesta segunda-feira (14), da abertura do 23º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. O evento é uma realização da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e busca levantar debates sobre a atuação do órgão na defesa dos direitos ambientais e climáticos. A programação segue até esta quarta-feira (16), e deve reunir mais de 300 participantes, entre membros do MP e dos três poderes.
LEIA MAIS >> FIEC adere ao Pacto Cearense pela Primeira Infância em solenidade no TCE-CE
Ricardo Cavalcante e diretoria da Fiec homenageiam os 70 anos da UFC
Estiveram presentes na solenidade o presidente da ABRAMPA e promotor de Justiça do Estado do Paraná, Alexandre Gaio; o promotor de Justiça do Estado do Ceará, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMACE) e coordenador do 23º Congresso da ABRAMPA, Fábio Ottoni; o procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Haley de Carvalho; o promotor de Justiça e diretor-geral da Escola Superior do MPCE, Manuel Pinheiro; o secretário-executivo do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará, Cassimiro Neto; a promotora de Justiça e presidente da Associação Cearense do Ministério Público, Ana Vládia Gadelha; entre outras autoridades.
Em seu discurso, presidente da ABRAMPA agradeceu ao Sistema FIEC por ter aberto as portas da Casa da Indústria para sediar o congresso e ressaltou ainda a importância fundamental da indústria para o fortalecimento da defesa das pautas ambientais. “Gostaria de dizer ao senhor, presidente Ricardo Cavalcante, o quanto o Ministério Público e a ABRAMPA valorizam o diálogo permanente com os setores econômicos. Compreendemos que não há desenvolvimento sem considerar a agenda ambiental, e reconhecemos sua sensibilidade e o trabalho da FIEC nesse tema, tanto que nos acolhe neste dia. Deixo registrada a nossa gratidão”, afirmou.
A programação do congresso contempla painéis interdisciplinares com apresentação de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e mitigação das mudanças climáticas, de pesquisas e estudos que incentivam novas iniciativas e dos resultados do trabalho do Ministério Público em articulação com outros órgãos, fomentando ações coordenadas entre as mais diversas instituições participantes.
O 23º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente conta com o patrocínio de diversas instituições engajadas com a temática ambiental, entre elas a Associação Nacional de Membros do Ministério Público (CONAMP), Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), Instituto Caminhos Sustentáveis, Instituto Brasileiro de Baterias Recicláveis (IBER) e o Observatório do Código Florestal.