Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Projeto Porto MIS CinéFabrique inicia inscrições para estudantes de cinema e audiovisual

8 abr 2024 | Notícias

Por Redação

Com o processo formativo, participantes podem realizar dois curtas de ficção;
inscrições gratuitas seguem até o dia 14 de abril
Inscrições estão abertas para estudantes de cinema e audiovisual (Foto: Freepik)

A Escola Porto Iracema iniciou, na última quarta-feira (3), o período de inscrições para estudantes de cinema e audiovisual interessados em participar do processo seletivo do Projeto Porto MIS CinéFabrique, realizado em parceria com o Museu de Imagem e Som do Ceará (MIS-CE). Com inscrições gratuitas até dia 14 de abril via formulário online, dez trabalhos devem ser selecionados.

LEIA MAIS >> Casa Gabriel recebe mostra coletiva com obras de 13 artistas nordestinas

Por meio de um processo formativo, os estudantes podem realizar, no projeto, dois curtas-metragens de ficção. A iniciativa é realizada em parceria com o programa internacional Cine Nomad School, da CinéFabrique, escola de cinema na França. A instituição aposta no intercâmbio entre jovens de diferentes nacionalidades para o desenvolvimento de projetos audiovisuais.

Diretora da Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe acredita que a iniciativa marca o aprofundamento da internacionalização das ações da Escola. “A Porto Iracema das Artes, em parceria com o Museu da Imagem e do Som, inicia essa aproximação com esse projeto de formação, centrado num precioso encontro de culturas. Guardamos boas expectativas com os resultados”, afirma.

Etapas do projeto Porto MIS CinéFabrique

A etapa inicial do projeto acontece em Fortaleza, e consiste no Ateliê de Roteiro de Curta-Metragem de Ficção, que corresponde a um percurso formativo com foco no desenvolvimento orientado dos roteiros de ficção audiovisual, partindo das propostas apresentadas no processo seletivo. O percurso é dividido em quatro módulos, sendo eles:

1 – Pesquisa;
2 – Estrutura e personagem;
3 – Escrita de roteiro;
4 – Preparação para pitching (discurso de venda).

As aulas serão ministradas por Natália Maia, professora e roteirista, Samuel Brasileiro, diretor e roteirista, Wislan Esmeraldo, roteirista e realizador, e Déo Cardoso, diretor e roteirista.

Sobre o processo seletivo

Realizado entre os dias 15 a 19 de abril de 2024, o processo conta com duas etapas. A primeira consiste na análise dos projetos inscritos, com resultado divulgado no dia 16 de abril, bem como o calendário de entrevistas. A segunda etapa acontece nos dias 17 e 18 de abril, quando serão realizadas as entrevistas presenciais na sede da Porto Iracema das Artes.

Após a conclusão do processo seletivo, o resultado será publicado no dia 19 de abril no site da Escola Porto Iracema das Artes. O início das atividades será dia 22 de abril.

Projeto Porto CinéFabrique

Primeira etapa:

A primeira consiste no Ateliê de Roteiro de Curta-Metragem de Ficção, ofertado pela Porto Iracema das Artes. Para esta etapa, serão selecionadas dez propostas de roteiros de ficção inéditos, de até dez minutos, a serem desenvolvidos sob orientação, entre abril e junho. Os dez roteiros finalizados serão apresentados em um pitching para seleção dos dois projetos a serem contemplados na segunda etapa.

Segunda etapa:

A segunda etapa consiste na realização dos filmes por meio do programa Porto MIS CinéFabrique. A produção ocorrerá entre junho e julho de 2024. Cada equipe de realização será composta por cinco estudantes da CinéFabrique e cinco estudantes do projeto contemplado, incluindo diretor(a) e montador(a).

Quem pode participar?

Podem participar do processo seletivo pessoas físicas, sendo, obrigatoriamente: 1
diretor(a)-roteirista e 1 montador(a) por projeto, segundo os seguintes critérios de acesso:

– Cearenses natos ou com residência comprovada no Estado do Ceará há três
anos;
– Idade mínima de 18 anos;
– Estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e/ou formação
continuada (mínimo de 160 horas) em cinema e audiovisual;
– Formação e experiência comprovadas com roteiro de ficção audiovisual de
curta-metragem.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE