14 mar 2025 | Notícias
Na última quarta-feira (12), a Casa da Indústria recebeu o evento “Reforma Tributária: o novo cenário de incentivos para o crescimento econômico”, uma realização da Secretaria da Fazenda do Ceará (SEFAZ) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC, esteve presente no encontro.
LEIA MAIS >> IEL Ceará anuncia programa Indústria Delas
FIEC divulga agraciados com a Medalha do Mérito Industrial 2025
Na abertura do evento, Ricardo Cavalcante destacou a importância do diálogo constante entre setor produtivo e poder público, que devem trabalhar juntos para a ampliar a compreensão sobre os pontos e os impactos do texto da Reforma Tributária.
“Desde que a Reforma Tributária foi aprovada, a Federação tem trabalhado diuturnamente em busca de estudar e divulgar informações essenciais sobre as mudanças na tributação. Nós criamos um núcleo para discutir todos os passos de transição para o novo sistema. E uma das coisas mais importantes é fazer o empresário entender a reforma. Esse vai ser o grande segredo. Por isso estamos discutindo de forma ampla, para que todos compreendam e se preparem”, declarou.
Cavalcante também aproveitou o momento para divulgar o Simulador da Reforma Tributária, lançado em 2024, que foi desenvolvido pelo Sistema FIEC por meio do Observatório da Indústria Ceará.
O simulador permite que os empresários insiram dados específicos de suas empresas, considerando o regime de tributação em que operam e tenham em mãos uma comparação entre o cenário atual com a projeção da tributação pós-reforma.
Fabrízio Gomes, titular da SEFAZ, também esteve presente no momento de debate, apresentando o projeto IBS Ceará, da SEFAZ-CE, que reúne diferentes ações da pasta, como a realização de eventos e cursos em preparação para a implantação da reforma tributária.
“É importante que continuemos a discutir, questionar, planejar. Precisamos ampliar esse movimento para que a gente possa evoluir ainda mais na Reforma Tributária”, afirmou o secretário.
Durante o evento, o presidente da FIEC recebeu o Selo IBS Ceará, reconhecimento dado a entidades e personalidades que atuam junto à Fazenda do Estado no contexto da Reforma Tributária.