Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Jorge Fernando: relembre 5 marcos televisivos assinados pelo diretor

28 out 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

O Brasil perdeu um dos profissionais mais importantes da televisão neste domingo (27). Aos 64 anos, faleceu o ator e diretor Jorge Fernando, no Rio de Janeiro.  Na Globo desde 1978, Jorge estreou atuando no seriado Ciranda, CirandinhaComo diretor coleciona 34 novelas no currículo. Relembre aqui grandes produções assinadas por ele durante sua trajetória.

VEJA MAIS >> Morre o ator e diretor Jorge Fernando

1 – Guerra dos Sexos (1983)

Elenco de Guerra dos Sexos

Em parceria com Guel Arraes, Jorge Fernando dirigiu a novela Guerra dos Sexos, de Silvio de Abreu, pela qual ambos foram escolhidos melhores diretores do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Na época, em entrevista ao jornal O Globo, Jorge afirmou: “Em Guerra dos Sexos, eu, o Guel Arraes e o Silvio de Abreu construímos uma parceria. A novela tinha sequências inteiras em homenagens a filmes, a festas, a acontecimentos. Foi uma novela que, modéstia à parte, marcou uma fase na televisão“.

O elenco contava com Glória Menezes, Tarcísio Meira, Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Maria Zilda, Lucélia Santos e Mário Gomes. Em 2012, ele assumiu a direção-geral do remake, mais uma vez ao lado de Silvio de Abreu.

2 – Rainha da Sucata (1990)

Rainha da Sucata

Em 1990, Jorge dirigiu com Jodele Larcher a famosa novela Rainha da Sucata, escrita por Silvio de Abreu, Alcides Nogueira e José Antônio de Souza, além de ser protagonizada por Regina Duarte. Tony Ramos, Lima Duarte, Nicette Bruno e Cláudia Raia também participaram do elenco.

A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente era o tema principal da novela, que mesclava tramas dramáticas e tons de comédia. Rainha da Sucata fez grande sucesso no exterior, sendo vendida para, entre outros países, Angola, Bolívia, Canadá, Chile, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

3 – A Próxima Vítima (1995)

Elenco de A Próxima Vítima

Gênero policial estrelado por grande elenco transformou A Próxima Vítima em sucesso de público e crítica. Jorge dirigiu a novela, de Silvio de Abreu, em parceria com Rogério Gomes e Marcelo Travesso.

Suspense, traições e romances davam o tom da produção, cuja espinha dorsal era centrada em três perguntas: “quem matou?”, “quem será a próxima vítima?” e “por quê?”. Um Opala preto, que segue as vítimas, é o único indício de que o assassino está por perto. Os atores Susana Vieira e José Wilker participaram do elenco. A novela foi vendida para mais de 20 países.

4 – Alma Gêmea (2005)

Elenco de Alma Gêmea

Em 2005, Jorge Fernando dirigiu um grande sucesso do autor Walcyr Carrasco: Alma Gêmea, protagonizada por Priscila Fantin, no papel de Serena, Eduardo Moscovis, como Rafael, e Flávia Alessandra, vivendo a vilã Cristina.

Com uma abordagem lúdica do espiritismo, a novela narrava uma história de amor marcada pela tragédia. Junto com Mulheres de Areia (1993), Dona Xepa (1977) e Escrava Isaura (1976), Alma Gêmea é uma das “novelas das seis” que obteve a melhor média de audiência na história da Globo.

5 – Ti-Ti-Ti (2010)

Elenco de Ti-Ti-Ti

Já em 2010, Jorge dirigiu o remake de Ti-Ti-Ti, novela de Maria Adelaide Amaral baseada na primeira versão, de 1985, escrita por Cassiano Gabus Mendes. Muito humor, romance e ironia dão a tônica da novela, que também contou com personagens criados especialmente para a nova produção e inclui personagens clássicos de outras tramas do autor.

Alexandre Borges e Murilo Benício interpretaram os rivais da história, respectivamente Jacques Leclair e Victor Valentim, que passam a novela inteira brigando para ver quem sobressai no mundo na moda como estilista bem-sucedido.

“Eu gosto de fazer o melhor para o público. Acho que através de uma alegria, de uma energia, meus trabalhos sempre têm um ritmo, uma forma. Acho que eu consegui ter uma grife” – Jorge Fernando (Memória Globo)

Jorge Fernando em Ciranda Cirandinha. (Foto: Nelson Di Rago/Globo)

Foto destaque: Paulo Damasceno

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE