Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Roberto Cláudio assina ordem de serviço para construção do 1º Hospital da Criança de Fortaleza

31 maio 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

O prefeito Roberto Cláudio assinou, na última quarta-feira (29), no Paço Municipal, ordem de serviço que autoriza a construção do primeiro Hospital da Criança de Fortaleza. O momento foi acompanhado de perto pela primeira-dama Carol Bezerra, a secretária municipal de saúde Joana Maciel e a titular da secretária de infraestrutura, Manuela Nogueira.

O equipamento ficará localizado ao lado do Hospital Dra. Zilda Arns Neumann/Hospital da Mulher, fazendo parte assim do Complexo Hospitalar Materno Infantil. A estrutura será montada em uma área de cerca de 4 mil metros quadrados, com dois pavimentos e fachada colorida. No total, a unidade terá capacidade para abrigar 104 leitos, com serviço de urgência e emergência, internamento clínico e cirúrgico com atendimento humanizado, além de espaços lúdicos com cinema, brinquedoteca, salão de beleza e parquinho para pais e filhos.

Vídeo apresenta maquete digital do projeto

De acordo com a Prefeitura, com a implantação do equipamento, haverá o aumento de 266,66% da capacidade instalada de internato, passando de 150 para 550 internações por mês. Considerando que 85% da população é atendida pelo SUS, o novo hospital será um diferencial na área da saúde, visto que não há uma estrutura de emergência qualificada, pública e exclusiva para as crianças.

O projeto prevê ainda a reestruturação e a ampliação da Atenção Secundária Pediátrica de Fortaleza, com a adição da prestação de serviços de urgência e emergência em pediatria clínica. Com a reformulação, será possível realizar até 6.600 atendimentos e 400 procedimentos cirúrgicos por mês nas áreas de otorrinolaringologia, traumatologia e cirurgia geral pediátrica.

A estimativa é que a obra dure 1 ano. O recurso repassado pela Caixa Econômica Federal e o Ministério da Saúde é da ordem de R$ 10 milhões. O Hospital da Criança de Fortaleza irá substituir o Hospital Infantil de Fortaleza, que hoje funciona no bairro da Parangaba. Todos os funcionários serão realocados para a nova unidade e há a possibilidade de contratação de novos profissionais, caso haja demanda.

Carol Bezerra adiantou durante o encontro que foi fechada uma parceria com a Sociedade de Assistência e Proteção a Infância de Fortaleza (SOPAI). “Faremos um mutirão de 800 cirurgias para crianças que estão há muito tempo na fila de espera. Muitas delas são cirurgias simples, mas que são de extrema importância para a vida dos pequenos”.

Na capital cearense, a linha do cuidado da criança passa atualmente por uma requalificação das salas de parto em hospitais maternidade e melhoria de assistência pré-natal nos postos de saúde, bem como inauguração de nova ala pediátrica no IJF2.

>> ASSISTA: Primeira-dama Carol Bezerra no “Mulheres Extraordinárias – Na Vida e nos Negócios”

Além disso, os programas municipais que fortalecem a primeira infância estão transformando a realidade de milhares de famílias. “Os investimentos na primeira infância trazem ganhos incríveis para a cidade. O índice de mortalidade materno infantil, por exemplo, caiu 61% de 2013 para cá. Temos 12 Núcleos de Desenvolvimento Infantil, com a meta de chegar em 18 ainda este ano, e decidimos universalizar o Programa Cresça com seu Filho, capacitando todos os agentes de saúde da Capital”, comentou Carol.

Fotos: Marcos Moura

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE