Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Sereia de Ouro: Espedito Seleiro, Sulivan Mota, Iracema do Vale e Fernando de Mendonça serão homenageados

26 jul 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

O artesão de couro Espedito Seleiro, o médico Sulivan Mota, a desembargadora Iracema do Vale e o cientista Fernando de Mendonçaa serão homenageados com o troféu Sereia de Ouro neste ano. A solenidade de entrega da 49ª edição da premiação ocorrerá no dia 27 de setembro, no Theatro José de Alencar (TJA). 

O troféu Sereia de Ouro foi criado pelo chanceler Edson Queiroz para homenagear personalidades cearenses que se destacam por sua contribuição no desenvolvimento do Ceará. A comenda é entregue anualmente desde 1972 pelo Grupo Edson Queiroz

Espedito Seleiro 

Vindo de uma família de vaqueiros e seleiros, Espedito Veloso de Carvalho, ou mestre Espedito Seleiro como é popularmente conhecido, aprendeu a confeccionar peças de couro na infância com o seu pai. Ele nasceu no município de Arneiroz, no Sertã dos Inhamuns, mas mudou-se ainda jovem com a família para Nova Olinda, na Região do Cariri.  

Foi lá, inclusive, que ganhou destaque pelas peças que confeccionava, como sapatos, bolsas e roupas em couro coloridas. Atualmente, o trabalho de Espedito Seleiro pode ser encontrado em seu ateliê, em Nova Olinda, na Ceart, em Fortaleza, e em lojas multimarcas espalhadas pelo Brasil. 

Fernando de Mendonça 

Fernando de Mendonça nasceu em 1924 no município de Guaramiranga, na Região do Maciço de Baturité, e foi o responsável por fundar o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O interesse de Fernando pela ciência espacial e de energia começou ainda jovem. 

Iniciou carreira como aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), em 1943, e ingressou no curso de Engenharia Eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) aos 30 anos. Com o passar dos anos, a paixão pela ciência de Fernando só aumentava e formou-se doutor em Radiociências pela Universidade de Stanford, nos EUA.  

Entre seus feitos, estão pesquisas em parceria com a agência americano de Administração da Aeronáutica e Espaço (Nasa), envolvimento de sistemas de meteorologia e de monitoramento de queimadas no Brasil, entre outros. 

Iracema do Vale 

Iracema do Vale nasceu em 1952, em Fortaleza, onde vive até os dias atuais. Foi na capital cearense, inclusive, que despertou o interesse pelo Direito e Justiça social. É formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). 

Com o crescente interesse em fazer uma mudança ativa pela sociedade cearense, especializou-se em Direito Público pela UFC e em Processo Civil pela Escola Superior do Ministério Público (ESPM). 

Começou a carreira pública como ouvidora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), atuou em diversas comarcas e do de Fortaleza e no Decon. Foi presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e também presidente do TJCE, entre 2015 e 2017. Atualmente, é desembargador do Tribunal cearense e membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Sulivan Mota

Sulivan Mota formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1976, e é mestre Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é professor adjunto da UFC e presidente do Instituto da Primeira Infância (Iprede). 

Sulivan foi o responsável por fundar o primeiro banco de leite do Norte e Nordeste, na década de 80, na unidade de neonatologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) da UFC. Fundou também o ambulatório integrado de pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio, em 1983, enquanto coordenou o programa de iniciação científica do HUWC. 

Sulivan Mota assumiu a presidência do Iprede em 2006, onde fez diversas ações para o desenvolvimento de crianças carentes do Ceará, com programa para combate à desnutrição, entre outros. 

Fotos: arquivo MT Galeria e divulgação

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE