Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Shopping RioMar Fortaleza inaugura loja que estimula o afroempreendedorismo

31 jul 2023 | Notícias

Por Redação

 Aberta por tempo indeterminado, loja da Feira Negra, localizada no Piso E2, conta com produtos que remetem à arte e à cultura africana e da população afrodescendente 

O espaço conta com blusas com retratos de ícones negros, bonecos de pano,
roupas com tecido africano, acessórios e muito mais (Foto: Divulgação)

Visando contribuir para a difusão da arte e cultura africana e da população afrodescendente, a Feira Negra retorna ao shopping RioMar Fortaleza, dessa vez em uma loja. A ação é uma parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM). Ao todo, a loja conta com peças de 19 marcas que remetem às cores e história dos ancestrais africanos. O local fica no Piso E2, ao lado da loja VCI, do Hard Rock Café, com atendimento de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 13h às 21h.

LEIA MAIS>> RioMar Fortaleza é finalista do Prêmio Abrasce com dois projetos em 2023

Camila Coutinho será palestrante na 15ª edição do MaxiModa em Fortaleza

Para o coordenador do Instituto JCPM em Fortaleza, Edgard Cruz, a parceria com o coletivo Feira Negra é uma forma de contribuir para o fortalecimento da autonomia financeira e a valorização da produção cultural da população negra. “Desde 2021, nós apoiamos esse movimento que, por meio do artesanato, dos livros e outras tantas peças, apresentam a ancestralidade afrobrasileira. Tudo que é vendido nesse espaço é destinado para os próprios empreendedores, que não gastam nada para ocupar esse espaço no shopping”, conta.

O espaço conta com blusas com retratos de ícones negros, bonecos de pano, roupas com tecido africano e acessórios com estampas de 38 afroemprendedores diretamente e cerca de 60 indiretamente, tendo em vista que cada marca tem uma cadeia produtiva que envolve entre dois e três pessoas.

Os colaboradores que produzem as peças são moradores de diversos bairros da capital cearense, como Conjunto Palmeiras, Barra do Ceará, Canidezinho, Bom Sucesso, Pici e região metropolitana como Iparana/Caucaia e Maracanaú. 

Aliciane Barros, uma das coordenadoras do coletivo Feira Negra, conta que o apoio do Instituto João Carlos Paes Mendonça tem sido fundamental, pois abriu caminho para apresentar o projeto para o público que frequenta os shoppings RioMar em Fortaleza. Ela reforça que a loja no empreendimento visa vender os produtos e, principalmente, promover a luta contra o racismo e contra o preconceito com as culturas negras e de matrizes africanas.  

“Os produtos são embasados na ancestralidade africana. Temos brincos, colares, turbantes, durags (pedaço de tecido usados para proteger o cabelo), artesanatos, quadros, livros e roupas. Cada produto da loja Feira Negra conta uma história, então o cliente não leva somente o produto, mas leva para casa o conhecimento que está atrelado aquele produto, e assim nós vamos provocando um letramento racial na cidade de Fortaleza”, completa. 

Feira Negra no RioMar Kennedy  

Além da loja no RioMar Fortaleza, a Feira Negra também está no RioMar Kennedy, em uma loja no Piso L2, próximo à C&A, com atendimento de segunda a sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 13h às 21h. O espaço, cedido gratuitamente pelo empreendimento, está em funcionamento desde fevereiro de 2022.  

Como surgiu a Feira Negra  

A iniciativa surgiu em 2019, a partir da necessidade de se organizar e criar um espaço que juntasse a oportunidade da venda e da propagação da cultura afro. Criada por meio da demanda do Plano Municipal de Igualdade Racial de Fortaleza, Lei nº 9956/2012, o coletivo Feira Negra de Fortaleza busca espaços de visibilidade, fortalecimento e organização do afroempreendedorismo e da economia do negro.  

Serviço 

Loja Feira Negra, no RioMar Fortaleza 

Local: Piso E2, ao lado da loja VCI, do Hard Rock Café, R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu. 

Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 13h às 21h. 

Loja Feira Negra, no RioMar Kennedy 

Local: Piso L2, próximo à C&A, Av. Sgt. Hermínio Sampaio, 3100 – Pres. Kennedy.  

Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 13h às 21h. 

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE