Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Táxi, entrega rápida e agente de viagem: veja as categorias que mais crescem entre os microempreendedores no Ceará

28 out 2019 | Notícias

Por Bruno Brandão

O número de Microempreendedores Individuais (MEI) cresce 20% ao ano no Ceará, o que representa cerca de 33 mil novos negócios movimentando a economia do Estado. Segundo o assessor de Gestão Estratégica do Sebrae Ceará, Marcos Venicíus, três segmentos que mais são alvo da abertura de empresas em todo o Estado. “Entre as maiores taxas estão comércio varejista de roupas, seguido de mercadinhos ou mercearias, e em terceiro cabeleireiros, manicures e pedicures”, detalha.

Ele também cita algumas atividades que até alguns atrás não era comuns em abrir o MEI, entre elas, o serviço de táxi, que já soma mais de 4 mil nesse segmento, e o serviço de entrega rápida, que tem em torno de 3.200 cadastros, com base em maio de 2019. Os serviços domésticos também representam quase 2 mil micro empreendedores.

Leia Mais: Sebrae/CE lança edital de apoio a pequenos negócios criativos; Saiba como participar

Com um aumento de 20% ao ano, em torno de 33 mil novos empresários, o Sebrae Ceará tem comemorado a grande procura por inscrições. Esse grupo, que representa o chamado microempreendedor que pode faturar no minimo R$ 81 mil e até R$ 360 mil por ano, já é equivalente a 8,4 milhões de brasileiros, segundo o último levantamento do Sebrae.

Outras áreas que também somam altas taxas de procura, segundo Marcos Venícius, são as de agentes de viagens e de produtores musicais – esta última soma 881 microempreendedores no Estado.

As facilidades de vendas tem atraído microempresários para a formalização

Para ele, a facilidade em abrir a conta na internet e as vantagens na forma de faturar são os maiores motivos para a escolha do MEI. “É uma tendência, eles já representam 60% dos CNJP optantes do Simples. A expectativa é de que daqui a uns cinco anos deverá chegar a quase 70% desse universo. Não tem burocracia, pois acontece pela internet, possibilidade de emitir nota, ter uma empresa formal, além dos benefícios que a previdência pode oferecer”, explica Venícius.

COMO SER MEI

O Microeemprendedor Individual, ou profissional autônomo, tem facilidades em abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica. Para abrir um MEI, você não precisa de contador ou qualquer intermediário, basta realizar a inscrição como Microempreendedor Individual pelo site.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE