Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Titular da Seuma, Águeda Muniz, adianta projetos para 2019

31 dez 2018 | Notícias

Por Lucas Magno

Titular da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio ambiente (SEUMA) desde 2013, Águeda Muniz é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é especialista em Gestão e Finanças Públicas com foco em Estados e Municípios pela UFC, além de mestra e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em entrevista ao site e na contagem regressiva para o início do novo ano, ela adiantou os planos da SEUMA para 2019.

Confira a entrevista na íntegra:

Você foi homenageada, em dezembro, na festa do Prêmio da Construção, da Sinduscon/CE. Como se sentiu com a homenagem?

Costumo dizer que não se faz nada sozinho, somos um time, o time SEUMA, portanto, há 206 homenageados como destaque setorial da construção civil em 2018. Assim como os demais segmentos como comércio, reciclagem, hospedagem, alimentação e lazer e tantos outros segmentos produtivos, a construção civil faz a cidade acontecer. É a indústria que mais emprega em Fortaleza e o impacto positivo na economia, na paisagem urbana e no meio ambiente são imensuráveis. Recebemos a homenagem como forma de reconhecimento e estímulo para estarmos cada vez mais proativos no fazer cidade.

Como titular da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio ambiente, o que pode nos adiantar de projetos para 2019?

Temos vários desafios. Até o final de dezembro, tivemos reuniões de planejamento para 2019. Iremos rememorar, como sempre fazemos ao final de cada ano, nossa missão, visão, valores; revisar estratégias e projetos. Teremos em 2019 o desafio de implementar o Programa Fortaleza Cidade Sustentável, o primeiro empréstimo da cidade de Fortaleza junto ao Banco Mundial e totalmente voltado às questões ambientais; iremos portanto, continuar inovando em planejamento e gestão urbano-ambiental na cidade. Temos o desafio de implantar o  novo Código de Obras e Posturas, o Código da Cidade de Fortaleza, que deverá ser votado pela Câmara de Vereadores de Fortaleza e teremos que iniciar as discussões Plano Diretor da nossa cidade – importante instrumento de planejamento e gestão.

Acreditamos em uma cidade onde suas normas devem ser simples. A simplicidade deve estar na forma fácil do cidadão acessar a cidade, seja para realizar sua atividade econômica, seja para construir sua própria moradia, seja para implantar seu empreendimento imobiliário. Parâmetros urbanísticos não medem a qualidade de uma cidade. Esta deve ser medida pela relevância dos espaços públicos, pela caminhabilidade de suas calçadas, pelo bom e adequado aproveitamento de seus recursos naturais e pela visibilidade de seu patrimônio construído.

Prioritários, nas nossas ações estruturantes continuadas, são os negócios urbanos que trazem transformações urbanísticas, sociais e ambientais para nossa cidade por meio das operações urbanas consorciadas e das outorgas onerosas.

E em 2018, dentre os projetos da Seuma, que avaliação faria do ano?

Este ano de 2018 foi o ano de consolidação da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS), aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Prefeito Roberto Cláudio em agosto de 2017. A nova Luos, veio substituir uma lei ultrapassada, datada de 1996, ou seja, há mais de 20 anos a cidade não possuía uma norma que atendesse a sua realidade. Além disto, intensificamos o Programa Fortaleza Online, onde agora licenças e alvarás são emitidos de forma imediata ou em até 30 minutos; isto fez com que nos tornássemos, de acordo com estudo da ENDEAVOR, a melhor capital em ambiente regulatório do país. Já com o Programa Fortaleza Competitiva, composto por várias secretarias, incluindo a SEUMA, lançamos ações relacionadas aos negócios urbanos, como operações urbanas consorciadas e as outorgas onerosas, todos estes instrumentos financiadores do desenvolvimento urbano. Intensificamos também o programa de adoção de parques e áreas verdes, o programa Árvore na Minha Calçada. Enfim, foi um ano bastante produtivo para a nossa cidade.

Você é uma mulher, em uma posição de liderança, e o seu cargo vai abrir caminhos e mudar comportamentos para as próximas gerações. Como se sente com essa responsabilidade?

Interessante você perguntar isto. No dia a dia não consigo perceber. Na Prefeitura de Fortaleza, trabalhamos em equipe. Um time de homens e mulheres que tem a orientação de fazer a cidade acontecer, de trabalhar com afinco para termos, como cidadãos, uma cidade melhor, inovadora e plena de oportunidades. Inclusive, 85% do orçamento municipal é gerenciado por mulheres. No entanto, gosto de achar que estamos servindo de exemplo de empoderamento para meninas e mulheres. Mesmo porque, toda mulher que hoje está em posição de liderança também se inspirou em outras mulheres. Atentei para o fato de que, como professora universitária, percebo isto nas alunas. E isto é uma responsabilidade imensa. Mas acredito que vale para homens e mulheres em postos de liderança. Costumo passar a importância de se capacitar tecnicamente, ter postura profissional, ser gentil com as pessoas, fazer sempre o correto e, principalmente, ser muito, mas muito disciplinada.

 

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE