Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Turistas prolongam estadia em Fortaleza durante Carnaval, aponta estudo

28 fev 2020 | Notícias

Por Redação

Mais da metade dos turistas (61,11%) que curtiram o Pré-Carnaval em Fortaleza permaneceram na cidade por mais de sete dias. Os dados são da pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Fortaleza durante o Ciclo Carnavalesco 2020, a qual foi divulgada pela Secretaria de Turismo de Fortaleza nesta sexta-feira (28).

De acordo com o secretário municipal de turismo, Alexandre Pereira, a permanência prolongada de turistas na capital cearense é bastante positiva, pois movimenta a economia da cidade. É o que aponta o estudo do Observatório. De acordo com o levantamento, o gasto per capita do turista que veio a Fortaleza no Carnaval foi de R$ 2.588,95.

LEIA MAIS >> Fortaleza é a quinta cidade mais buscada para turismo em família, diz pesquisa

Secretário Alexandre Pereira promove Ceará em feira de turismo em Milão

“Sete dias é considerado um número excelente. Aumentar é muito difícil. Estamos montando uma estratégia para manter essa margem de permanência em cima de eventos, pois o que deixa os turistas por sete dias na cidade são esses grandes eventos, como Réveillon e Carnaval”, disse o secretário em entrevista ao Site MT.

Alexandre Pereira. Foto: Alex Campêlo

Entre os viajantes que passaram a folia na cidade, 88,44% eram turistas nacionais e 11,56% internacionais. Dentre estes, 41,04% permaneceram mais de sete dias, enquanto 35,26% prolongaram a estadia de quatro a cinco dias. Do total de entrevistados, 91,91% admitiram ser a primeira vez que participavam do Carnaval fortalezense.

Alexandre revelou que está articulando uma estratégia para atrair novos turistas, juntamente com a prefeitura de Natal. “Estamos tentando atrair novos turistas com um roteiro integrado entre Fortaleza e Natal. Inclusive, estamos negociando com o Ministério do Turismo para que essa medida se torne uma política pública”, comentou.

Comportamento

Ainda segundo o Observatório do Turismo, as atrações musicais foram o principal incentivo entre os turistas (33,6%) que optaram por participar do Carnaval na capital cearense.

O Aterrinho da Praia de Iracema (64,11%), a Praça do Ferreira (10,48%) e o Mercado dos Pinhões (9,27%) foram os espaços mais frequentados pelos turistas no período.

A maior parte dos visitantes ficaram hospedados em hotéis/flats (70,52%), seguidos por casas de parentes ou amigos (17,34%).

Perfil do turista

O perfil do turista que aproveita o Carnaval em Fortaleza possui as seguintes características: homem (54%), brasileiro (88%) e na faixa etária entre 18 a 39 anos (65%). Os destinos de maior emissão foram São Paulo (26,97%), Rio de Janeiro (13,16%) e Pará (9,21%).

O levantamento do Observatório do Turismo de Fortaleza no Carnaval entrevistou 174 turistas, entre os dias 21 e 25 de fevereiro de 2020. Já a pesquisa que engloba todo o Ciclo Carnavalesco, incluindo também o Pré-Carnaval, abrangeu 387 entrevistados. No total, 55% da pesquisa foi aplicada no Pré-Carnaval e 45% no Carnaval.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE